A Marinha abriu as inscrições para o concurso público de Admissão às Escolas Aprendizes-Marinheiros em 2020, com a oferta de mil vagas, apenas para candidatos do sexo masculino. Os interessados podem se candidatar até 13 de fevereiro, pelo site www.ingressonamarinha.mar.mil.br, ou em uma unidade militar. A taxa de participação é de R$ 42. Por ocasião da inscrição, o candidato deverá indicar a ordem de preferência de área profissional: Eletroeletrônica, Apoio e Mecânica.
Para se inscrever, é preciso ser brasileiro nato ou naturalizado; não ser casado ou não ter constituído união estável, permanecendo assim durante todo o período de formação; e ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro 2020.
Além disso, é necessário ter idoneidade moral; estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral; não ser réu em ação penal nem ter sido nos últimos cinco anos; não ser responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público; e não ser condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado. Se for se ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, o candidato não deverá ter sido excluído ou licenciado a bem da disciplina, salvo em caso de reabilitação.
A data da prova ainda não foi estabelecida. Além dessa avaliação objetiva, os candidatos passarão pelas etapas de verificação de dados biográficos, avaliação psicológica, checagem de documentos, inspeção de saúde e teste de aptidão física, realizadas no período de junho a agosto. A formação vai acontecer em uma das quatro unidades da Marinha: Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), em Fortaleza; Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE), em Recife; Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), em Vila Velha; e Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), em Florianópolis. O curso gratuito será sob regime de internato, com duração de um ano letivo de 48 semanas. (A.N.)