A Prefeitura de Nova Friburgo, no estado do Rio de janeiro, abriu, no dia 16 de janeiro, as inscrições para uma nova seleção que irá contratar 44 novos servidores e formar cadastro de reserva no cargo de Agente de Combate a Endemias, sob regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
Para participar da seleção, o candidato deve ter formação de nível médio completo. O salário oferecido é de R$ 1.100,33 por jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os agentes vão atuar nas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
O processo seletivo, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na aplicação de uma prova objetiva com 30 questões sobre legislação, doenças e da política nacional de promoção à saúde. As provas serão realizadas às 14h do dia 3 de fevereiro, nos locais ainda a serem divulgados pela Prefeitura em seu site.
Os gabaritos preliminares serão publicados no dia 4 de fevereiro, pelo site www.pmnf.rj.gov.br, e o resultado da prova objetiva será divulgado no dia 12 de fevereiro. Do total de vagas abertas, três serão reservadas aos portadores de deficiência.
A cidade — Nova Friburgo é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, região Sudeste do país. Sua população estimada em 2018 é de 190,084 habitantes. Localiza-se no centro-norte do estado, a 22º16’55” de latitude sul e 42º31’52” de longitude oeste, a uma altitude média de 985 metros, distando 136 km da capital fluminense. Ocupa uma área de 933,414 km². Compreende os distritos de Riograndina, Campo do Coelho, Amparo, Lumiar, Conselheiro Paulino, São Pedro da Serra e Mury.
As principais atividades econômicas são baseadas em: indústria metalúrgica, moda íntima, olericultura, caprinocultura e indústria (têxteis, vestuário) e turismo. É também a cidade mais fria do estado. No dia 1º de setembro, foi oficialmente declarado que Nova Friburgo é a Suíça Brasileira. O ex-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, sancionou a lei de autoria do deputado Samuel Malafaia, que homenageia a cidade. A lei entrou em vigor em 4 de setembro, após ser publicada no Diário Oficial do Estado. (A.N.)