Lucas Tristão no Complexo Farol-Barra do Furado
Victor Azevedo 11/01/2019 20:38 - Atualizado em 15/01/2019 10:43
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão, esteve no Complexo Farol-Barra do Furado, em Quissamã, na tarde desta sexta-feira, e afirmou que o projeto é viável, mas é preciso ter uma ação muito mais abrangente para que o empreendimento não fique refém da indústria de óleo e gás. A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco (Podemos), acompanhou a visita do secretário ao lado de outros representantes do poder público da região. O prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS), esteve com Tristão no Porto do Açu, local onde o secretário iniciou a visita ao Norte Fluminense.
— O projeto é totalmente viável, mas vamos levar para ser analisado com cuidado, de maneira que valorize a atividade pesqueira do município. Acho que não podemos abandonar a atividade para valorizar somente a indústria do óleo e gás. Temos que priorizar também a atividade pesqueira do município e valorizar a atividade turística, para explorar o potencial turístico do município, que é muito grande — ressaltou.
As obras do Complexo Farol-Barra do Furado começaram em fevereiro de 2012. Porém, devido à crise econômica que assolou o país e o estado em 2014, as obras foram interrompidas. Em dezembro de 2017, o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) encaminhou à Secretaria Nacional de Portos complementação ao projeto de engenharia do Complexo, que previa a execução do empreendimento em duas fases (1 e 2). No estudo, o INPH sugere a inclusão da fase zero, que seria a dragagem de um canal de acesso, com a configuração atual dos molhes, viabilizando a prévia instalação de empresas na retroárea do Complexo Logístico. O custo estimado para a implantação da fase zero é de R$ 80,7 milhões.
O deputado federal eleito Wladimir Garotinho (PRP) esteve presente na visita que contou também com a presença de vereadores e secretários municipais. Apesar de não ter ido a Barra do Furado, o prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS), comentou sobre a possibilidade das obras do Complexo durante visita ao Porto do Açu.
“É um desejo nosso, meu e da prefeita Fátima. Só que a bagunça que deixaram não se resolve da noite para o dia. A expectativa que geraram em torno daquele projeto não condiz com a realidade. Vamos agir com responsabilidade, dialogar para achar as saídas, que não simples. Vamos encontrar um caminho”.
Fátima Pacheco também falou sobre a expectativa na retomada das obras do empreendimento. “É muito bom ver que um secretário de Estado vem ao município e assume o compromisso com o projeto. É um empreendimento importante para a região e, principalmente, para Quissamã. Sou uma entusiasta do projeto. Não podemos pensar em crescimento, se os municípios da região não forem parceiros. A união é fundamental e todos devem estar engajados nesta importante obra”, disse.
Fotos: Isaías Fernandes 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS