Reverência a Santo Amaro se estende ao Açu
11/01/2019 17:46 - Atualizado em 15/01/2019 11:52
Santo Amaro
Santo Amaro / Divulgação
Da Baixada Campista a devoção a Santo Amaro chega à Praia do Açu, em São João da Barra. A festa começa neste sábado (12) com missa, às 19h, rezada pelo Padre Alfredo. A programação, na terça-feira (15), terá missa, às 19h e, em seguida a procissão. Um legado dos monges beneditinos presentes na região desde 1648. A devoção a Santo Amaro começou no distrito campista de onde irradia para todo o Brasil.
— São quase quatro séculos de presença monástica em Campos e região. Nos primeiros séculos os religiosos ajudaram a colonizar extensa região nos municípios de Campos e São João da Barra. Construíram igrejas e implantaram a fé católica nestas cidades e ajudaram no desenvolvimento cultural e religioso das populações — destaca o jornalista Ricardo Gomes.
Maria Therezinha Barreto Nunes, 70 anos, fala que a festa de Santo Amaro no Açu é uma referência, pois na praia já existe há mais de 50 anos e reúne fiéis de outras comunidades vizinhas. A primeira capela destinada à Santo Amaro construída na Praia do Açu ficava à beira-mar (parecida com a atual localização da Igreja de N. S. da Penha). Foi construída por Manoel Corrêa e Dona Lili, mas com o passar do tempo e a erosão do mar, a antiga capelinha corria o risco de desabar. Com isso, foi construída a atual igreja de Santo Amaro na Praia do Açu, que hoje está localizada ao lado da residência de Dona Bentinha, que hoje é a guardiã da Capela de Santo Amaro.
— Desde solteira acompanhava a festa. São mais de 50 anos. Hoje, depois de casada e de ter tido filhos, ainda é uma festa que eu me orgulho de participar. Existem muitos fiéis no Açu, mas de uns tempos para cá, a festa tem caído de rendimento devido a alguns problemas como o descaso do poder público, também por desunião dos realizadores, etc. Mas mesmo assim a festa nunca perdeu sua importância. Os organizadores se reúnem para divulgar a festa e pedir ajuda aos comerciantes. Uma forma de mostrar carinho pelo Santo — disse Maria Therezinha. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS