Ex-presidente Bush sepultado nesta quarta-feira
- Atualizado em 04/12/2018 22:01
O corpo do ex-presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush será sepultado nesta quarta-feira no campus da Universidade do Texas, onde fica a Biblioteca Presidencial George Bush. Ele será enterrado atrás do prédio, junto com a esposa Barbara, que morreu em abril, e Robin, sua filha, que morreu de leucemia aos 3 anos de idade. “Bush pai”, como era conhecido após seu filho também ser eleito presidente, morreu aos 94 anos, sexta-feira, em casa, no Texas. Barbara, com quem foi casado por 73 anos, morreu há sete meses.
O velório ocorreu no Capitólio, em Washington, que foi aberto à visitação do público. Nesta quarta-feira, um funeral será realizado na Catedral Nacional de Washington. Depois, o corpo de “Bush pai” voltará para casa, no Texas. Outro funeral será realizado na Igreja Episcopal de St. Martin, em Houston. Um trem levará o caixão para o campus da Universidade.
Durante o velório no Capitólio, o presidente Donald Trump e a primeira-dama Melania prestaram suas homenagens, permanecendo de pé diante do caixão durante dois minutos. Trump determinou que o avião presidencial - Air Force One - buscasse o caixão no Texas para levá-lo a Washington. “Bush pai”, republicano, não votou em Trump em 2016 e chegou a chamá-lo de “pretensioso”.
O 41º presidente dos EUA foi um condecorado piloto de caça, ex-diretor da CIA e vice- presidente de Ronald Reagan antes de chegar à presidência. Ele comandou os EUA entre 1989 e 1993. O mandato de Bush foi marcado pelo fim da Guerra Fria e pela primeira guerra contra o Iraque de Saddam Hussein. Não foram muitos os presidentes que conseguiram dizer a frase: “A guerra terminou”, como fez Bush em 1991. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS