A superintendência de Agricultura e Pecuária concluiu o balanço da vacinação contra a febre aftosa, que realizou gratuitamente nos rebanhos dos pequenos criadores de gado do município, dentro da segunda etapa da campanha nacional. Ao todo, foram imunizados 5.049 cabeças nas áreas das quatro Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs). Ao contrário da primeira etapa, nesta fase são vacinados apenas os animais com até dois anos de idade.
Por região, foram 2.090 na ADR I, que compreende a área Norte do município; 771 na ADR II, que pega toda a área urbana da cidade até Travessão; 1.814 na ADR III, que cobre as partes Sul e Serrana, de Dores de Macabu até as localidades da região do Imbé, e 374 na ADR IV, que se estende por toda a Baixada Campista.
— Vacinamos também contra a raiva e a clostridiose (manqueira) alguns animais nascidos a partir de maio. Como essas vacinas são aplicadas apenas uma vez por ano, os que nasceram antes já haviam sido imunizados — acrescenta o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.
A vacinação gratuita beneficia criadores com até 70 cabeças. Os médios e grandes são responsáveis pela compra da própria vacina e recebem acompanhamento da Defesa Agropecuária. Ao todo, o rebanho bovino e bubalino (búfalos) de Campos, considerando os animais registrados, soma cerca de 270 mil cabeças. Há 21 anos o estado do Rio de Janeiro é considerado “área livre de febre aftosa com vacinação”. (A.N.)