Caso Volare: Construtora emite nova nota oficial de esclarecimento
05/12/2018 18:25 - Atualizado em 05/12/2018 18:29
A DAC Contrutora e Incorporadora emitiu uma nova nota de esclarecimento, em resposta à nota publicada pelo Condomínio Edifício Volare na Folha da Manhã no domingo passado e republicada segunda-feira aqui no blog.
O Edifício Volare foi evacuado e interditado pela Defesa Civil há 10 dias, após apresentar problemas estruturais e uma viga ceder, derrubando escoras e assustando os moradores (relembre aqui e aqui o caso), que aguardam as obras de reparo estrutural para poderem voltar ao seus apartamentos.
Confira abaixo a nova nota oficial da construtora, na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO (fato ocorrido dia 25/11/2018)
Dac Construções e Pavimentações LTDA - EPP, repudia veementemente os esclarecimentos firmados pelo Condomínio do Edifício Vollare, firmado no dia 03/12/2018, na edição Jornal Folha 1, mediante o ocorrido no dia 25/11/2018, esclarecendo que:
Após aproximadamente 07 (sete) anos de entrega do empreendimento, o condomínio acionou a construtora para mostrar fissuras que começaram a surgir “coincidentemente”, logo após a construção de um prédio de grande porte que foi erguido nas proximidades do condomínio Vollare.
Todas as vezes que acionada, a Construtora prontamente mobilizou ao local alguns dos engenheiros que executaram e projetaram a obra. Fato esse acompanhado diretamente pelo síndico desde a época, Sr. Ricardo.
Após algumas vistorias, os engenheiros concluíram que os problemas evidenciados poderiam ser sanados por meio de manutenção e reparos, afim de não deixar agravar-se. Não afirmando em momento algum tratar-se de risco de grande monta. Tranquilizando tanto a Construtora, quanto o Condomínio.
A Construtora sempre foi presente na obra firmada. Além de mobilizar os engenheiros, mostrou-se prontamente interessada para descobrir a causa das desconformidades apresentadas. Entrando imediatamente em contato com o responsável pela Construtora do Edifício erguido na frente, pois desde a época há suspeitas de que algo poderia ter ocorrido no solo, afetando a fundação do prédio.
Menciono isso, a fim de provar o interesse da Construtora no caso.
Após as primeiras visitas, quanto às analises firmadas, a Construtora foi quem sugeriu ao Condomínio que fizesse as manutenções e reparos, pois à época dos fatos a mesmas correspondia ao Condomínio e não mais a Construtora.
O Condomínio mesmo ciente do parecer firmado decidiu ingressar na justiça, não tomando as providências sugeridas pela Construtora.
Aproveito também para corrigir a acusação do Condomínio ao afirmar, que a patologia foi decorrente de erro de projeto ou por erro de execução da Construtora.
Pode ser constatado sim, erro de projeto ou de execução, por parte dos engenheiros contratados com muita responsabilidade pela Construtora, mais ainda há outra causas prováveis que estão sendo analisadas. Tais como: possível alteração dos lençóis freáticos em decorrência do prédio vizinho, ou pela própria natureza. Além do comprometimento do concreto utilizado, fornecido pela empresa multinacional, Polimix.
Esclarecemos que a Construtora hoje, é a que mais deseja descobrir a causa e o responsável pelo ocorrido no último dia 25/11/2018, pois saibam que ali se passaram envolvidos diretamente e indiretamente, 07 (sete) engenheiros, gabaritados, contratados, pagos e a eles confiados seus serviços. Profissionais esses, que são tão experientes e respeitados, que hoje dois deles são exatamente os que o Condomínio contratou para iniciar os reparos e solucionar o problema, mostrando assim, a incoerência das acusações.
A Dac Construções e Pavimentações LTDA - EPP reitera o comprometimento com a segurança, a qualidade e o bem-estar de seus clientes, além de ter compromisso com as mais avançadas práticas da engenharia civil, até onde vai nossas responsabilidades e garantias.
Atenciosamente,
DAC CONSTRUÇÕES E PAVIMENTAÇÕES LTDA - EPP
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]