Ponto Final - Farinha pouca...
28/11/2018 22:59 - Atualizado em 03/12/2018 17:41
Farinha pouca...
Das 38 Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) originadas do caso Chequinho, que totalizam 42 réus, apenas Wellington Levino foi absolvido em primeira instância. Todos os demais recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que manteve as condenações. Para 10 vereadores eleitos e suplentes que assumiram, em algum momento, uma cadeira na Câmara, além da inelegibilidade, a punição ainda incluiu o afastamento do mandato. Perdendo no TSE, três deles — Jorge Rangel, Linda Mara e Roberto Pinto — já tiveram trânsito em julgado e não podem mais recorrer. Outros ainda pretendem ir ao Supremo.
Meu pirão primeiro
Nas seis Ações Penais do mesmo caso, a punição vem em forma de perda de mandato, multa e um tempo na prisão antes de passar para o semiaberto. Poucos escaparam da condenação: Magal, Vinicius Madureira e outros dois réus. Por falta de provas, também foi absolvido Wladimir Garotinho. Rosinha, que era prefeita, acabou condenada na Aije, mas à inelegibilidade. Apontado como “prefeito de fato” Anthony Garotinho foi condenado na Ação Penal, mas conseguiu paralisar o trâmite através de liminar no STF antes do julgamento pelo TRE. A punição mais efetiva, por enquanto, não atingiu quem “tinha a caneta”.
CPI
Mais dois vereadores assinaram, na sessão de ontem, requerimento pela abertura da Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam). Proposta pelo segundo vice-presidente do Legislativo, Jorginho Virgílio (PRP), o documento passa a ter, com a adesão de José Carlos (DC) e Luiz Alberto Neném (PTB), 17 assinaturas entre os 25 vereadores da Câmara de Campos. Entre os que assinaram, chama a atenção Eduardo Crespo (PR), que foi presidente do Fundo em parte do governo Rosinha.
Mais
A expectativa é que o requerimento para a CPI vá a plenário o quanto antes para avaliação e, até lá, Jorginho não descarta novas adesões. “Estamos abertos para que outros vereadores assinem conosco o requerimento. Como já temos quase que o dobro das assinaturas necessárias, vamos agilizar para levar logo a discussão a plenário e definir os membros da CPI. A nossa proposta é que abertura ocorra ainda este ano, antes do recesso parlamentar, previsto para ser iniciado no dia 15 de dezembro. Mesmo durante o período sem sessões, que vai até 15 de fevereiro, seguiremos trabalhando na investigação”, destacou o vereador.
Comemora
O 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) comemora a conquista do primeiro lugar, no estado do Rio, na redução dos índices de criminalidade, de acordo com o Sistema Integrado de Metas, do 2° semestre de 2017. O comandante, tenente-coronel Fabiano Santos, parabenizou toda a equipe. Apesar de ter alcançado esse êxito relacionado a dados de 2017, este ano a situação parece ser bem diferente, visto que só em Campos já são contabilizados 212 assassinatos em 2018, sem contar os outros municípios abrangidos pelo batalhão.
Deu praia
Cabo Frio ganhou selo internacional de qualidade por conta da praia do Peró. A Bandeira Azul foi hasteada no local para sinalizar o mais importante título mundial de qualidade de praias. Com sete quilômetros livres de poluição, a praia do Peró foi alvo, mensalmente, durante dois anos, de testes que comprovaram as ótimas condições da água. Além disso, foi necessário o cumprimento de uma série de requisitos para alcançar o mérito.
Simulado
Com a intenção de implementar a cultura de prevenção na população fluminense, foi determinado que todo dia 29 de novembro seria o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres. Nesse sentindo, o Corpo de Bombeiros realiza, hoje, exercícios de desocupação predial em diversas edificações no estado. Em Campos, o exercício irá acontecer na Escola Estadual Dom Otaviano de Albuquerque, em Ururaí, a partir das 8h.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS