Ponto Final - CPI do Fundecam: caça ao dinheiro dos royalties
28/11/2018 10:52 - Atualizado em 03/12/2018 17:41
Sem caça às bruxas...
A Câmara de Campos está prestes a ter sua terceira Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Desta vez, o alvo das investigações é o Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), criado em 2001, no governo Arnaldo Vianna. O autor do requerimento é o vereador Jorginho Virgílio (PRP), que conseguiu a assinatura de 14 colegas. Ele afirma que não haverá “caça às bruxas” e sim uma apuração técnica até porque o dinheiro investido pelo Fundecam é público, de toda população de Campos.
...Mas ao dinheiro
Jorginho destacou que haverá, sim, uma caça ao dinheiro dos royalties: “São casos absurdos, desde empresas que pegaram o dinheiro dos royalties e nunca abriram, até aquelas que conseguiram o empréstimo uma vez, não pagaram nenhuma parcela e depois pegaram mais dinheiro. Todos os documentos, inclusive contratos, enviados ao nosso gabinete pelo Fundecam e pela Procuradoria do município, já estão com o jurídico da Câmara e serão posteriormente enviados ao Ministério Público, Justiça e outros órgãos de controle”, destacou.
Digital
O sinal analógico de televisão será desligado em 59 cidades do interior do estado do Rio de Janeiro, a partir de hoje. Com isso, quem ainda possui aparelhos televisores mais antigos, sem conversor, precisa se preparar para continuar recebendo o sinal de televisão, que será exclusivamente digital. Para que a população se adeque a nova realidade, a Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV no Brasil, promoveu uma série de ações para orientar a população.
Educação
Teve início na última segunda-feira a pré-matrícula da rede municipal de ensino para ingresso na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial no ano letivo de 2019. O cadastro pela primeira vez será pela internet e pode ser feito até o dia 14 de dezembro. A rede estadual de ensino também abriu o período de pré-matrículas. O estudante deve se inscrever por meio do link na página da Seeduc no Facebook ou pelo site Matrícula Fácil, até o dia 4 de dezembro, e escolher a unidade de sua preferência.
Ensino agrícola
A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realiza audiência pública hoje, às 10h, no Colégio Estadual Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto, em Magé, para dar continuidade a discussão do desenvolvimento de políticas de estado para a educação agrícola no Rio de Janeiro. Dentre os assuntos, a situação da Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo, em Campos, também deverá ser discutida. A unidade chegou a ter seu funcionamento ameaçado.
Saúde Mental
A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) sedia até o dia 30 o I Simpósio de Saúde Mental do Norte e Noroeste Fluminense. O evento, que começou ontem, tem como objetivo discutir, de forma interdisciplinar, temas relativos à saúde mental na atualidade. Estão previstas mesas redondas, lançamento de livros, exibição de filme, palestras e apresentações orais. Além da Uenf, também participam profissionais da UFF, Estácio, Isecensa e Faculdade de Medicina de Campos.
Mudança no Enem
O atual ministro da Educação, Rossieli Soares, disse ontem que procedimentos de segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão que ser revistos caso o presidente eleito Jair Bolsonaro queira ter acesso ao exame antes dele ser aplicado. “Se o presidente eleito vai ou não vai ver a prova, caberá a eles, a partir de 1º de janeiro, entender qual o modelo de gestão (que adotarão)”.
Segurança
De acordo com Soares, “por questão segurança das próprias autoridades, que cabe às equipes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fazerem a gestão da prova. Na nossa gestão, eu não olhei, e pelo que sei, outros ministros também não olharam. Falo de ministros, não falo nem de presidentes, que também não olharam a prova”. A prova fica em uma sala-cofre e só deixa o local para ser levada para a gráfica, escoltada por policiais federais. Bolsonaro fez críticas ao exame e disse que poderá analisá-la antes da aplicação.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS