A cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no Estado do Rio de Janeiro será realizada dia 18 de dezembro, às 11h, no auditório da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). A informação é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Receberão os diplomas dos membros da Corte Eleitoral fluminense, o governador eleito Wilson Witzel (PSC), o vice-governador Cláudio Castro (PSC), além dos 120 eleitos aos cargos de deputados estadual e federal e senador.
Na abertura da cerimônia, a orquestra Maré do Amanhã, formada por crianças e adolescentes do Complexo da Maré, irá tocar o Hino Nacional. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Já a posse acontece dia 1o de janeiro, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).
Novo governo - Ex-juiz federal, Wilson Witzel, 50 anos, é estreante na política e foi eleito com 59,87% do eleitorado, recebendo 4.675.355 votos. Já Cláudio Castro, 39 anos, é vereador pelo PSC, eleito em 2016 pela primeira vez, com 10.262 votos. (S.M.) (A.N.)