Um viaduto da pista expressa da Marginal Pinheiros, a 500 metros da Ponte do Jaguaré, Zona Oeste de São Paulo, cedeu cerca de dois metros na madrugada desta quinta-feira (15). No momento da ruptura do elevado, por volta de 3h30, poucos motoristas trafegavam pela via e um teve escoriações leves. Cinco carros ficaram danificados.
O local é rota de acesso à rodovia Castello Branco, e provocou congestionamento na região na manhã desta quinta, primeiro dia de feriado prolongado. Pedaços do concreto do viaduto caíram sobre um alojamento da CPTM, que não estava sendo utilizado na madrugada desta quinta.
O secretário de transportes, João Otaviano, afirmou que uma das placas de apoio das juntas de dilatação, obrigatórias em estruturas elevadas, como pontes, viadutos e alças, cedeu. Otaviano disse que aguarda as equipes técnicas para fazer uma análise mais precisa do rebaixamento.
"Foi uma estrutura que se deslocou. Vamos fazer uma área de proteção, tomar medidas no entorno. Vai haver uma intervenção importante na região", afirmou. Ele disse que não é possível precisar quanto tempo durará a interdição na pista. Um escoramento da estrutura será feito ainda nesta quinta.
Segundo o secretário, não havia indícios de problemas no viaduto. "A estrutura estava funcionando normalmente. Seguramente, aconteceu alguma coisa fora do padrão, algum deslocamento. As equipes precisam entender e fazer a proteção da estrutura", completou. Otaviano garantiu que a Prefeitura de São Paulo faz avaliações em todas as obras viárias, mas ocorreu uma "situação particular".
A Polícia Científica informou que uma equipe de engenharia do Instituto de Criminalística foi até o viaduto e serão elaborados laudos periciais para explicar as causas do desmoronamento e a constatação dos danos. Após a conclusão, os laudos serão encaminhados ao 14º Distrito Policial, que vai investigar o caso.