Estudantes sanjoanenses participaram nessa quinta-feira (22), no plenário da Câmara de São João da Barra, do projeto Parlamento Jovem, apresentando propostas em prol do desenvolvimento do município, por meio de requerimentos e indicações, como vereadores em dia de sessão.
Esta foi a terceira edição do projeto, cujas inscrições foram abertas a estudantes de escolas públicas e particulares do município, dos ensinos médio e normal e com idade acima de 16 anos. O objetivo é contribuir para a cidadania e democracia.
Os vereadores parabenizaram os participantes e aproveitaram para esclarecer que muitos dos pedidos feitos já foram solicitados por eles nas sessões, mas que a competência é do Poder Executivo. “Este é um evento que nos enriquece muito, pois tivemos um debate de alto nível, e saibam que muitas das propostas aqui apresentadas serão aproveitadas por nós nas sessões”, ressaltou o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira.
O projeto também revelou que duas das alunas, Larissa do Espírito Santo Nunes e Laís Steffani Pereira Guimarães, do Colégio Estadual Chrisanto Henrique de Souza, no Açu, disseram que querem ser vereadoras no futuro. “Com certeza a gente não vai sair daqui hoje da mesma maneira que a gente entrou”, disse Laís. “Achei muito criativa essa roda de comunicação entre os estudantes e os representantes da nossa comunidade. Esperamos que novas oportunidades possam haver, para o jovem mostrar seu ponto de vista, afinal, a união faz a força”, concluiu o ‘presidente’ jovem, João Henrique Felizardo Vasconcelos.
A universitária do curso de Direito Fernanda Gomes Elias, 20 anos, mora no Açu e fez questão de assistir à sessão. “Gostei muito, pois este evento é um espaço para mostrarmos as necessidades do nosso município”, destacou.
Pauta da sessão — Entre as indicações e requerimentos propostos pelos alunos estão: recuperação da orla da praia do Açu, construção de área de lazer, melhorias na iluminação e transporte públicos, segurança e saúde, além de incentivo a projetos esportivos e culturais para jovens. (A.N.)