Dia Mundial do Diabetes com ação de prevenção e conscientização no Centro
Catarine Barreto e Verônica Nascimento 14/11/2018 13:14 - Atualizado em 16/11/2018 14:44
  • Hiperdia com ação na praça

    Hiperdia com ação na praça

  • Hiperdia com ação na praça

    Hiperdia com ação na praça

  • Hiperdia com ação na praça

    Hiperdia com ação na praça

Nesta quarta-feira (14), o Dia Mundial do Diabetes foi marcado, em Campos, por ações do Programa de Prevenção à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), da secretaria de Saúde, na praça do Santíssimo Salvador. Alunos de Nutrição e profissionais de instituições da área da saúde também participaram. Várias pessoas pararam nas tendas para atendimento e orientação sobrea doença crônica, que, se não tratada, compromete diferentes órgãos e gera comorbidades, como a associação à hipertensão.
Segundo a coordenadora do Hiperdia, Ana Paula Galvão, o programa é desenvolvido em 15 polos, em diferentes bairros do município, cada um com uma média de dois mil atendidos por mês.
— É importante destacar que o diabetes é uma doença de incidência muito grande e, mais ou menos, 70% dos pacientes diabéticos também têm pressão alta e 80% colesterol alto. É uma quantidade de patologias que precisam ser combatidas e tratadas e, por isso, esse grande mutirão de atendimento aqui, na praça, com aferição da pressão arterial, testes de glicemia, orientação nutricional e ginásticas e atividades físicas que podem ajudar a mudar os hábitos para uma vida mais saudável — disse Ana Paula.
O endocrinologista do Hiperdia, Luiz Elpídeo Manhães, também participou da ação e destacou que, atualmente, entre 13 e 15 milhões de pessoas têm diabetes e, dessa forma, a prevenção é essencial: “Nós sabemos que o diabetes é uma epidemia mundial. Mais ou menos, 50% das pessoas não sabem que têm a doença e, quando descobrem, é por conta de alguma complicação. Então, é fundamental que as pessoas estejam sempre atentas e medir a glicose, ao menos, duas vezes por ano. Essa patologia, quando não tratada, diminui muito a qualidade de vida das pessoas, além de atingir vários órgãos. Por isso, não só aqueles que têm alguém na família com diabetes precisam se prevenir, mas todos, independente da idade”, concluiu.
O autônomo Pedro Minguta, 64 anos, destacou a importância dessa ação para a população: “Achei muito bacana e importante esse evento, porque a população precisa ter mais cuidado com a saúde, e esse tipo de atuação nos ajuda. Minha glicose e pressão estão ok, mas muitos não sabem que são diabéticos ou hipertensos, doenças sérias e perigosas”, declarou.
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS