Morre o ex-presidente da Acic Amaro Ribeiro Gomes
Jane Ribeiro 12/11/2018 12:11 - Atualizado em 16/11/2018 16:24
Amaro Ribeiro Gomes
Amaro Ribeiro Gomes / Rodrigo Silveira
O ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) Amaro Ribeiro Gomes, 83 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (12), no Hospital Dr. Beda. Amaro, que lutava há dois anos contra um câncer na bexiga, estava em casa quando passou mal. Ele foi socorrido por volta das 7h30. O empresário deixou a esposa, a advogada Elza Landim; três filhos, Elizabeth, Heloísa e Frederico Landim; e cinco netos. O corpo foi velado na capela do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa) e sepultado às 17h, no cemitério do Caju.
Além de presidir a Acic, de 2008 a 2012 e de 2014 a 2016, Amaro foi professor de educação física no Censa e Liceu de Humanidades de Campos (LHC) e gerente regional do Sebrae. Ele tinha formação, ainda, em Direito e Administração de Empresas.
Familiares, amigos e empresários de Campos foram prestar a última homenagem ao ex-presidente da Acic.
— É com muita tristeza que recebi a informação da morte do ex-presidente da Acic Amaro Ribeiro Gomes, que, por três mandatos, presidiu a centenária associação. Como gestor, fez da associação uma grande entidade, lutando por causas nobres. Tive o privilégio de tê-lo na minha posse em agosto — destacou o presidente da Acic, o empresário Leonardo Castro de Abreu.
O presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin, também lamentou “a perda do professor de educação física Amaro Ribeiro Gomes, que viveu e respirou o esporte, ensinando, com amor e carinho, a essência do esporte à sua família e a todos os campistas”.
O prefeito Rafael Diniz esteve no velório e falou sobre o empresário. “O senhor Amaro vai fazer muita falta. Era uma pessoa muito querida e contribuiu muito para a construção da nossa cidade. Ele foi um exemplo para todos nós”, disse.
O empresário Ivanildo Cordeiro também foi se despedir do amigo. “Tinha um conhecimento com Amaro desde muitos anos e sempre estávamos juntos, com muita fidelidade. Ele deixa uma lacuna muito grande”.
A diretora do Censa, irmã Suraya Chalub, durante a missa, prestou uma homenagem ao empresário. “Amaro foi o homem do esporte, da alegria dos bons empreendimentos. Faço questão de comemorar a vida dele. Somos amigos de longa data. Como o rio se lança no mar, Amaro rompeu as cordilheiras do tempo, espaço e da vida. Uma figura impar que vai fazer muita falta”, declarou ela.
Amaro Ribeiro Gomes também foi gerente regional do Sebrae, e o atual superintendente, Gilberto Soares, comentou sobre o trabalho dele. “Amaro foi uma pessoa primordial no processo da disseminação da cultura empreendedora no município de Campos. Foi com ele que o Sebrae começou a desenvolver suas atividades na cidade. Sempre foi uma pessoa de visão e muito empreendedora. O Sebrae e os empreendedores de Campos devem muito a ele”.
O presidente da Carjopa, Luís Carlos Chicre, também foi dar o último adeus ao amigo. “Amaro era a pessoa que mais brigou pelo desenvolvimento de Campos. Vai fazer falta por ter sido um exemplo como chefe de família e amigo”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas