Fundecam promove palestra para alunos
13/11/2018 18:14 - Atualizado em 16/11/2018 16:25
Supcom
Cerca de 40 alunos dos cursos de Padaria, Cabeleireiro e Costura Criativa, da gerência de Inclusão Produtiva e Economia Solidária, do Departamento de Programas e Projetos (DPP), da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), assistiram nesta terça-feira (13) a uma palestra sobre Inclusão Produtiva e Empreendedorismo, ministrada pela gerente do Programa de Microcrédito Fundecam Crédito Certo, Francine Abreu, na sala de reuniões do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Jardim Carioca, em Guarus.
— O conhecimento abre portas. Por isso, se alguns alunos aqui têm um pequeno negócio e querem ampliar, devem ter acesso às informações dos programas do Fundecam. É uma forma que a administração municipal tem de incentivar o desenvolvimento de nossa economia e ajudar as pessoas a crescer. Mas isso também exige organização e compromisso de quem entrar no programa — alertou Francine.
A gerente falou sobre o Fundecam empreendedor, que tem duas linhas de crédito. Na de “Capital de Giro”, para compra de mercadorias e equipamentos, libera R$ 2 mil no primeiro contrato, parcelados em seis vezes, com juros de 2% ao ano. Na modalidade “Investimento Fixo”, lembrou Francine, são até R$ 3 mil para compra de equipamentos ou reforma no primeiro contrato, em nove parcelas e a mesma taxa de juros. Nas duas modalidades, mais 50% no valor liberado no segundo contrato.
Francine relatou ainda os critérios para a liberação do crédito, incluindo o “nome limpo” na praça e um fiador, além de documentos. E do programa de acompanhamento do cliente, dando assessoria gratuita sobre a melhor gestão do negócio. “Muitos nem sabem quanto faturam por mês. É preciso o controle para ter como se planejar”, acrescentou.
— Achei interessante e vou procurar mais informações. Faço bolo para festas, mas preciso de um dinheiro para construir um espaço próprio — afirmou a confeiteira Shaiane Santos, de 32 anos. “Já eu gostaria de algum recurso para melhorar meu negócio de doces”, disse a autônoma Diléia Borges, 47. “Vou ao Fundecam me informar melhor”, completou.
O Fundecam Empreendedor funciona na secretaria de Desenvolvimento Econômico, na rua Salvador Correia, 21, Centro. O atendimento é das 8h às 17h. O telefone para contato é (22) 98175-0991. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS