Os consumidores com dívidas atrasadas e que já foram incluídas no banco de dados dor órgãos de proteção ao crédito (Serasa), já contam com a oportunidade de renegociar seus débitos pelo computador, tablet ou celular com condições especiais. É a 22ª edição do Feirão Limpa Nome do SerasaConsumidor, que começou nesta semana e vai até dia 1° de dezembro. Na versão online anterior, realizada em novembro de 2017, mais de 1 milhão de pessoas renegociaram suas dívidas. Em Campos, o Procon dá dicas de como o consumidor deve proceder. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), é uma forma de o consumidor limpar o nome e voltar a comprar.
A plataforma permite a renegociação pela internet diretamente com os credores e de qualquer lugar, com comodidade, segurança e de forma gratuita. Empresas de telefonia e de rede estão oferecendo oportunidades exclusivas, com prazos de pagamentos diferenciados, além de descontos para a quitação das contas que estão em atraso.
Para participar, basta acessar o site e lá os consumidores encontrarão todos os detalhes do feirão, empresas parceiras e como participar. Ao se cadastrar, o usuário será direcionado a uma página na qual estarão listadas as dívidas e que podem ser negociadas com as empresas participantes. Também serão apresentados os canais de atendimento (telefones, e-mail, chat) disponíveis pelos credores e, em alguns casos, ofertas pré-estabelecidas através de boleto bancário ou até mesmo, simular a melhor condição de pagamento e gerar o boleto de forma online.
O site é desenvolvido em ambiente protegido, o que garante a proteção aos dados do consumidor. Assim, quem não tiver internet em casa, pode usar qualquer computador, celular ou tablet para negociar.
O diretor da CDL, Nilton Miranda, disse que essa é uma oportunidade grande de o consumidor poder voltar a comprar. “Estamos muito próximos do Natal e essa proposta é excelente para o consumidor que esteja em dívida. Ele vai regularizar a situação, com desconto e, em seguida, pode consumir novamente”, declarou.
O superintendente do Procon, Douglas Leonard, informa que se o consumidor precisar de ajuda pode procurar a unidade. “Trata-se de um evento realizado por um órgão de proteção ao crédito para que aqueles consumidores que têm dívidas possam regularizá-las. Consumidores que quiserem esclarecer dúvidas em relação às negociações propostas podem procurar a sede do Procon — disse ele.
Mapa da inadimplência — Segundo estudo desenvolvido pela Serasa Experian, em setembro de 2018, o número de consumidores inadimplentes no país chegou a 61,4 milhões, 1,51% a mais do que em setembro de 2017, quando eram 60,5 milhões. O montante alcançado pelas dívidas no nono mês deste ano foi de R$ 274,1 bilhões, com média de quatro dívidas por CPF, totalizando R$ 4.462,00. (A.N.) (J.R.)