Dezesseis alunos do Ensino Fundamental de 14 escolas municipais de Macaé ganharam o prêmio do concurso “Colorindo o Futuro”, promovido pela BRK Ambiental, com o tema “Saneamento é”.
Fizeram parte do concurso 944 crianças e adolescentes que inscreveram redações e produziram desenhos. O objetivo é estimular a criatividade dos participantes e a reflexão a respeito do impacto que o saneamento promove na qualidade de vida da população e na conservação do meio ambiente com destaque para formação de multiplicadores de consciência ambiental.
Os alunos enfocaram questões como drenagem de água pluvial, manejo de resíduos sólidos e esgoto. A BRK Ambiental selecionou os alunos que apresentaram os trabalhos mais originais, criativos e adequados ao tema e regras do concurso. Os vencedores ganharam um tablet e certificado de participação e terão seus desenhos publicados no calendário 2019 da BRK Ambiental.
Nos dias 8 e 11 deste mês, os 13 desenhos selecionados e as três redações foram postadas na rede social da empresa. O desenho que recebeu o maior número de curtidas — 933 — foi o do aluno Paulo André Fernandes da Silva, do Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro (Nova Holanda). Ele ganhou uma bicicleta. “Estou muito feliz. Não esperava tanto sucesso. Pensei no que desejo para o futuro, e desenhei”, conta.
A mãe Dayse Fernandes Nunes admitiu que a premiação foi sinônimo de esforço e comprometimento com os estudos. “Meu filho ficou dois meses com o braço quebrado. Ele gosta de estudar e desenhar. Paulo superou as expectativas”, ressalta, acompanhada da diretora adjunta da escola, Priscila Rangel.
De 120 autores de redação, três foram escolhidos. Entre os selecionados está Ana Júlia Siqueira, aluna do Colégio Municipal Engenho da Praia. “Quando escrevi, pensei no esgoto, nos impactos em relação ao lixo e nas águas pluviais”, frisa.
Para Elizabeth Brandão, diretora do Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo, este concurso contribuiu para o processo de ensino. “Alunos e professores se envolveram no tema do meio ambiente e seus impactos”, disse. (A.N.)