Termina exposição na UFF
13/11/2018 18:22 - Atualizado em 16/11/2018 16:28
Foto - Isaías Fernandes
Terminou nesta terça-feira (13), no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos, a primeira Exposição “Arte - Paisagem - Urbana”. Iniciado nessa segunda (12), o evento apresentou um conjunto de sete instalações artístico-geográficas das paisagens de Campos e Cataguases/MG, em seus aspectos morfológicos e simbólicos culturais. Foram utilizados suportes e técnicas como fotografia, colagem e desenho, entre outros.
De acordo com Edimilson Antônio Mota, curador do evento e professor de Fundamentos da Geografia, a exposição surgiu de um trabalho de pesquisa realizado por ele e foi desenvolvida com cerca de 80 estudantes do primeiro ano do curso de Licenciatura em Geografia. “A gente busca mostrar, com o longo trabalho desenvolvido, outras formas de se aprender os conceitos, a partir de outras linguagens. Fazemos um diálogo com a arquitetura, a arte, utilizando de outros materiais e trazendo, inclusive, para fora da sala de aula. A exposição tem um fator interessante, que o público interage com a obra. É um conceito de arte contemporânea. Não é simplesmente para ver e dizer: ‘olha que bonito, que belo’. Aqui, o público interage com a obra da primeira à última instalação”, afirmou.
Uma das atrações foi uma mostra fotográfica retratando as paisagens de Campos e Cataguases, sob diferentes formas arquitetônicas. Houve ainda uma exposição de desenhos sobre as cidades; um espaço denominado Milton Santos, representando uma sala de aula com a pluralidade cultural e ideológica; uma cidade imaginada, montada com caixas de papelão; exibição de curta-metragens; uma cidade-colagem, tendo como suporte a folha de papel A4; e uma exposição de imagens digitais feitas pelos alunos.
Na noite de segunda-feira (12), mais de mil pessoas prestigiaram o evento, que contou com um coquetel de abertura. Segundo Edimilson, parte da exposição será levada à Bienal do Livro, que acontecerá na próxima semana, no Instituto Federal Fluminense (IFF), e posteriormente ficará acessível à população no Horto Municipal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS