Ponto Final - Semana decisiva
20/10/2018 17:56 - Atualizado em 12/11/2018 17:36
Semana decisiva
As pesquisas eleitorais divulgadas até hoje — exceto a Vox Populi, encomendada pela CUT — revelam que só um fato novo, muito grave, seria capaz de reverter as corridas aos palácios Guanabara e do Planalto. E teria de ser logo, já que a decisão nas urnas será no próximo domingo (28). Por ora, Wilson Witzel (PSC) e Jair Bolsonaro (PSL) atropelam seus adversários Eduardo Paes (DEM) e Fernando Haddad (PT). Mas eleição se ganha no voto. Pesquisas apontam tendências, refletem momentos. A quatro dias do primeiro turno, por exemplo, Witzel não batia dois dígitos. Só foi aparecer na dianteira na boca de urna do Ibope.
Apoio maciço
Apesar de não ter vencido no primeiro turno e de não liderar as pesquisas, o ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes tem um time de peso no Norte Fluminense. A maior parte dos prefeitos da região declarou que o apoiava no primeiro turno e que repete o posicionamento no segundo, como mostra matéria da página anterior. Contudo, no dia 7 de outubro, só em Quissamã, cidade da prefeita Fátima Pacheco (Podemos), Paes foi o mais votado. Perdeu nos outros oito municípios, inclusive sendo apenas o terceiro colocado nos dois municípios mais populosos da região: Campos e Macaé.
Nos números
Os recortes das pesquisas Ibope e Datafolha a governador mostram que a vantagem de Witzel sobre Paes é ainda maior no interior. Nos números do Ibope, só no interior do estado, Witzel tem 63%, ante 37% de Paes, considerando os votos válidos. No Datafolha, a vantagem é ainda maior: 68% x 32%. Diferente do que aconteceu no primeiro turno, as campanhas de Paes e Witzel não tiveram agendas, por enquanto, no interior. Os postulantes ao Guanabara estão focando as atividades na Região Metropolitana e em alguns municípios da Baixada Fluminense.
Bom de bola
Os torcedores de Campos têm bons motivos para comemorar neste ano. Americano e Goytacaz estão na elite do futebol estadual. É bem verdade que pelo esdrúxulo regulamento da Ferj ainda terão de jogar a Seletiva em busca da “classificação” para enfrentar os grandes do Rio de Janeiro. Isso sem falar que o Americano, campeão da Copa Rio, jogará a Copa do Brasil no próximo ano. Ontem, foi a vez do Roxinho conquistar o acesso à segunda divisão do estadual. E foi sofrido, arrancando um empate só no finalzinho do jogo, e garantindo o acesso por ter tido melhor campanha durante toda a competição.
Esperança
O início dos estudos para o desassoreamento da foz do Paraíba do Sul, em Atafona, deu esperança aos movimentos que lutam, também, pela contenção da orla. Diferente do mar, que destrói a praia com velocidade, as intervenções acontecem a passos lentos. As da foz foram liberadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) desde agosto do ano passado. Devido a diversas adequações, questões burocráticas, só agora estão em estudo, para depois serem contratadas as empresas responsáveis pelo projeto e execução. Da contenção do avanço do mar, pouco se ouve falar. Mas a esperança ainda é grande.
Repercussão
O fato revelado pela Folha, na edição de ontem, que o vereador afastado Jarédio Azevedo (SD), de São Francisco de Itabapoana, continua a receber da Câmara vai gerar repercussões. A decisão foi tomada pelos próprios parlamentares, conforme o regimento. O estranhamento é ainda maior ao levar em conta que foi expedido um mandado de prisão contra o vereador afastado, que está foragido desde terça-feira. Contudo, Jarédio, acusado de compra de votos e falsificação de documentos na campanha de 2016, só perderia o salário se condenado em última instância. A defesa informou que vai se manifestar sobre o caso nos próximos dias.
Vestibular
Hoje é dia da primeira fase do vestibular do Instituto Federal Fluminense (IFF). Os 3.961 candidatos inscritos concorrem a 522 vagas para os cursos de graduação de bacharelado, licenciatura e tecnologia dos campi Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Campos Centro, Campos Guarus, Macaé e Cabo Frio. A prova objetiva será aplicada das 8h30min às 12h30min. Para esta seleção, o curso com o maior número de candidatos e a maior concorrência foi a licenciatura em Educação Física do Campus Campos Centro, com 519 inscrições confirmadas para 15 vagas, sendo 34,6 a relação candidato/vaga.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS