O Ibope divulgou, na noite dessa terça-feira (23), uma nova pesquisa de intenção de votos na disputa à presidência da República. O candidato Jair Bolsonaro (PSL) continua na liderança, mas oscilou negativamente dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, enquanto Fernando Haddad (PT) manteve o mesmo índice do levantamento divulgado no último dia 15 de outubro. No entanto, a diferença entre os dois nos votos válidos, quando são excluídos os votos em branco e nulos, caiu de 18% para 14%.
De acordo com o Ibope, Bolsonaro aparece à frente com 57% dos votos válidos, contra 43% de Haddad. No levantamento anterior, o candidato do PSL havia registrado 59%, enquanto o petista registrava 41% dos votos válidos.
Quando inclusos brancos, nulos e indecisos, Bolsonaro caiu de 52% para 50% e Haddad se manteve em 37%. A diferença foi nos brancos e nulos, que passaram de 9% para 10%, e nos indecisos, que oscilaram de 2% para 3%.
Na avaliação sobre a certeza da preferência pelos candidatos, os que com certeza votariam em Bolsonaro eram 41% no levantamento anterior e agora são 37%. Os entrevistados que poderiam votar se mantiveram em 11%. E os que não votariam de jeito nenhum saíram de 35% para 40%. As pessoas ouvidas que disseram não conhecer o presidenciável do PSL permaneceram em 11%, e os que não souberam ou não quiseram opinar ficaram em 2%.
No caso de Haddad, os que manifestaram desejo de votar eram 28% e agora são 31%. Os que poderiam votar oscilaram de 11% para 12%. As pessoas que não votariam de jeito nenhum caíram de 47% para 41%. E os que preferiram não opinar ficaram em 2%.
O Ibope também mediu o nível de rejeição dos dois candidatos. Ao todo, 40% dos entrevistados falaram que não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, índice que chega a 41% para Haddad.
A pesquisa entrevistou 3.010 pessoas nos dias 21 a 23 de outubro em 208 municípios. O levantamento foi encomendado pela Rede Globo e o jornal O Estado de S. Paulo e o registro no TSE é o BR07272/2018. (A.S.) (A.N.)