Witzel lidera com folga no interior
Aldir Sales 19/10/2018 23:40 - Atualizado em 22/10/2018 14:59
Os institutos Datafolha e Ibope divulgaram nesta semana pesquisas de intenção de voto para o Governo do Estado que mostram o candidato Wilson Witzel (PSC) com ampla vantagem para Eduardo Paes (DEM). De acordo com os levantamentos, no interior o ex-juiz federal mantém a tendência geral e possui vantagem de 36% e 26%, respectivamente.
De acordo com o Datafolha, o candidato do PSC soma dos 61% dos votos válidos no estado inteiro, quando são excluídos os votos em branco e nulo, contra 39% de Paes. No entanto, a sondagem revela que é no interior que Witzel possui maior aceitação do eleitorado, com 68% das intenções de voto, contra 32% do adversário. Essa diferença cai substancialmente na capital, onde Eduardo Paes foi prefeito por oito anos até 2016. No Rio de Janeiro Wilson Witzel possui 53%, enquanto o candidato do DEM soma 47%.
Já pelo Ibope, o ex-juiz tem 60% dos votos válidos, enquanto Paes chega a 40% em todo o estado. No entanto, o instituto também mostra a tendência de maior aceitação de Witzel no interior do que na capital. Fora do Rio e da Região Metropolitana, Wilson Witzel contabiliza 63% dos votos, contra 37% de Eduardo Paes, segundo a pesquisa. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, o novato na política possui 55% diante dos 44% de Paes.
O Ibope também mediu a intenção de votos para presidência da República entre os eleitores do estado do Rio de Janeiro. Também seguindo a tendência geral, Jair Bolsonaro (PSL) possui 65% contra 35% de Fernando Haddad (PT).
Wilson Witzel não recebeu o apoio oficial do presidenciável do PSL, mas cresceu na reta final do primeiro turno ao declarar apoio a Bolsonaro e fazer campanha com o filho dele, o deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL). O levantamento do Ibope mostra que no segundo turno o eleitorado do ex-juiz é composto majoritariamente por pessoas que também declaram voto no capitão da reserva (84%).
Mesmo mantendo a neutralidade sobre a corrida presidencial, Eduardo Paes recebe no segundo turno, em grande parte, os votos de anti-bolsonaristas, em uma reedição do cenário nacional. Segundo a pesquisa, 62% das intenções de votos em Paes é composta por eleitores de Fernando Haddad, contra 38% de Bolsonaro.
A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 17 e 18 de outubro com 1.486 eleitores em 42 municípios. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos e o registro no TRE é o RJ-05090/2018.
Já a sondagem do Ibope foi feita entre os dias 15 e 17 de outubro com 1.512 eleitores em 43 municípios. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos e o registro no TSE é BR-01312/2018.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS