Ato pela Democracia no Centro de Campos
Suzy Monteiro 11/10/2018 22:12 - Atualizado em 15/10/2018 14:08
Um ato pela Democracia reuniu dezenas de pessoas, na tarde desta quinta-feira, no Centro de Campos. A manifestação marcou o início de um calendário de eventos com o propósito de conversar com a população sobre o que os organizadores acreditam ser uma ameaça ao Estado Democrático de Direito com a possível eleição do candidato do PSL à Presidência da República Jair Bolsonaro.
De acordo com um dos organizadores, o representante da Frente Antifascismo de Campos, Rafael Formaglio, a luta é contra o pensamento fascista trazido pelo candidato.
— Aqui, hoje, há representantes de diversos coletivos e de correntes de esquerda. Nosso objetivo é nos posicionar contra o autoritarismo e contra o fascismo representado pelo candidato. Aqui não é questão de ser PT, mas sim de uma ameaça direta à nossa Democracia — afirma.
Ele acrescenta que o calendário de eventos irá até dia 23 de outubro: “Iniciamos aqui no Centro, mas também iremos às periferias conversar com as pessoas, mostrar o que está acontecendo no País”, explica.
Da mesma Frente, Gabriel Formaglio destaca que as esquerdas e os coletivos deverão andar unidos a partir de agora: “Se (Jair) Bolsonaro for eleito, teremos que nos unir para garantir a integridade das pessoas e a livre manifestação de pensamento, além da manutenção dos direitos adquiridos. Se for (Fernando) Haddad, a luta será para que ele não sofra um golpe e seja retirado do poder. Estaremos atentos a esta situação”, disse.
A manifestação iniciou na Praça do Santíssimo Salvador e seguiu para o calçadão, concentrando-se em frente à agência da Caixa Econômica Federal, com lideranças alternando-se ao microfone, relatando medos e dando explicações à população.
Em 29 de setembro, manifestantes em todos os estados e no Distrito Federal foram às ruas em atos contra o candidato Jair Bolsonaro. O movimento, chamado de #EleNão, foi convocado pelas redes sociais. Ao todo, foram 114 cidades com atos contrários. Também houve atos a favor em 40 cidades.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS