Ibope: Sem Garotinho, Paes vai a 26% e Romário com 19%
Aldir Sales 03/10/2018 18:51 - Atualizado em 04/10/2018 14:07
O Ibope divulgou, nessa quarta-feira (3), a primeira pesquisa de intenção de votos para o Governo do Estado já sem o nome do ex-governador Anthony Garotinho (PRP), que teve a candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa. O ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), passou de 24%, no levantamento do dia 25 de setembro, para 26% e continua na liderança, seguido por Romário (Pode), que variou de 16% para 19%. No entanto, os crescimentos de Indio da Costa (PSD) e Wilson Witzel (PSC) também chamaram a atenção. Os dois tentam atrair os votos do eleitorado do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), líder nas pesquisas na corrida ao Palácio do Planalto no país e também no Estado do Rio de Janeiro. O pessedista passou de 6% para 10%, enquanto o ex-juiz federal oscilou de 4% para 7% e ultrapassou Tarcísio Motta (Psol), que variou de 4% para 6%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com o Ibope, na sequência aparecem Márcia Tiburi (PT), com 5%; Pedro Fernandes (PDT), com 3%; Marcelo Trindade, com 2%; André Monteiro (PRTB) e Dayse Oliveira (PSTU), com 1%; e Luiz Eugênio (PCO), que não alcançou 1%. Brancos e nulos somam 15%, enquanto 5% não souberam ou não responderam.
Pelos votos válidos, quando são excluídos aqueles que disseram anular ou votar em branco, Paes tem 33%, enquanto o ex-jogador possui 24%. Em seguida, Indio tem 13%; Witzel, 9%; Tarcísio, 7%; Tiburi, 6%; Pedro, 3%; Trindade, 2%; e Monteiro, Dayse e Eugênio, 1%.
O instituto também mediu a rejeição dos candidatos. Sem Garotinho, que liderava este quesito, coube a Paes a primeira colocação, com 34%. O ex-prefeito está tecnicamente empatado com Romário, que soma 33%. Indio da Costa, com 22%; Marcia Tiburi, com 19%; e Tarcísio Motta, com 14%, aparecem na sequência.
No único cenário de segundo turno testado pelo Ibope, Eduardo Paes venceria Romário com 40% das intenções de voto contra 33% do senador. Brancos e nulos somam 23%, enquanto 3% disseram que não sabem em quem votar.
A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro com 2.002 eleitores em todas as regiões do estado. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal o Globo. O nível de confiança é de 95%.
A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-02726/2018 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número RJ-04634/2018.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos da Bacia de Campos recebe suspensão

    A medida foi tomada após o acidente ocorrido na Plataforma PCH-1, em conformidade com a legislação vigente

    Aniversário de Francimara com festa marcada por celebração com amigos, familiares e autoridades

    Festa foi realizada nesse sábado no Sítio DuJuca, em Guaxindiba, para celebrar os 47 anos da ex-prefeita de SFI

    Representantes do Siprosep realizam protesto em frente à Prefeitura de Campos

    Entre as pautas do sindicato, está o pedido do reajuste salarial anual dos servidores, segundo ofício

    Hospital Nursing Care inaugura novo centro cirúrgico nesta terça, em Campos

    Estrutura amplia serviços do primeiro hospital de transição do interior do estado do Rio