Pela segunda vez, a concessionária Águas do Paraíba tem reconhecida a excelência dos serviços de água e esgoto, conquistando o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento no Nível 1 (PNQS 2018), conferido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES).
Além de Águas do Paraíba, a concessionária Águas de Pará de Minas conquistou o prêmio, no Nível B. Instituído em 1977 pela ABES, o PNQS 2018 teve 55 empresas participantes.
Segundo a empresa, a busca pela excelência na gestão em saneamento sempre foi meta. E, a partir de 2005, iniciou a implantação dos requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com auditoria da Fundação Vanzolini (Universidade de Campinas-SP), conquistando a sua primeira Certificação de Qualidade ISO 9001.
Desde a Certificação da Gestão da Qualidade ISO 9001 em 2005, a empresa tem recebido certificações. Já foram quatro: 2010/2012; 2012/2015; 2015/2018 e 2018/2021.
Como complemento às certificações e ‘recertificações’, a empresa também se candidatou ao Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento da ABES, conquistando o primeiro PNQS em 2010. Agora em 2018, conquista a sua segunda premiação de reconhecimento.
— Mais do que uma premiação, é o reconhecimento da Associação Brasileira de Engenharia em Saneamento atestando a excelência de nossos serviços, que só se tornou possível com o engajamento, conscientização e dedicação de todos os colaboradores e setores da empresa. E esse modelo de gestão é parâmetro e exemplo para todas as empresas de saneamento do país — ressaltou o superintendente de Águas do Paraíba, Juscélio Azevedo.
Para conquista do PNQS, a empresa tem que vencer diversas etapas de práticas gerenciais, indicadores, relevância, evolução, competitividade e compromisso, avaliadas em relatórios mensais de todos os setores envolvidos com cerca de 75 itens a serem cumpridos e metrificados.
A Águas do Paraíba obteve a nota máxima no Nível 1: 250 pontos. (A.N.)