Para solucionar um gargalo enfrentado por motoristas, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa) desenvolveram o aplicativo “Quero Vaga”, que aluga vagas privadas para carros, motos e bicicletas. Ou seja, quem tem espaço privado para estacionamento poderá concedê-lo a outra pessoa, quando não estiver utilizando, encontrando os possíveis interessados por meio da plataforma. A negociação de valores também será realizada através do aplicativo.
— Acreditamos que essa iniciativa vai facilitar muito a vida das pessoas que necessitam de vagas em zonas urbanas, principalmente nas mais habitadas e em tráfego mais intensivo, e que, consequentemente, dispõe de menos ofertas de vagas —, informou a professora Daniela Ulrick, que coordenou o projeto.
Na mesma instituição, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental criaram um protótipo de aplicativo: um jogo para desafios online de língua portuguesa e matemática. O “The Challenge” vai envolver disputas de diferentes níveis, a depender da evolução do usuário e dos bônus conquistados. Além disso, os jogadores poderão escolher um amigo para a disputa ou um oponente aleatório.
De acordo com Daniela, que também orientou os alunos do 5º ano, a concepção dos aplicativos, bem como regulamentos, cores, logotipos e interface, foram pensados pelos próprios estudantes. Já a parte de programação ficou a cargo dos profissionais da área tecnológica do Censanet. Os dois projetos ainda estão em fase de finalização, a depender de um registro de patente, podendo levar cerca de dois anos para ser concluído. (A.N.)