Como parte do cronograma pela campanha do Outubro Rosa, o Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), com apoio da secretaria municipal de Saúde (SMS), vai promover no dia 27 de outubro um mutirão de consultas de rastreio com 10 mastologistas para prevenção do câncer de mama. No total serão disponibilizadas 200 vagas. A marcação estará aberta a partir desta terça-feira (9), às 7h, no guichê do hospital e é preciso apresentar documentos pessoais e o cartão SUS.
— Cada profissional vai atender 20 pacientes e as vagas serão abertas a partir das 7h de terça-feira (8). A paciente deve se dirigir aos guichês de atendimento do hospital escola e pedir a marcação da consulta para o evento Outubro Rosa. No dia 27, aquelas que apresentarem alteração na mama durante a avaliação clínica, serão agendadas para fazer a mamografia — explicou o administrador da unidade, Flávio Hoelzle.
Durante o mutirão, a equipe do programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (Paismca) da SMS estará orientando as mulheres presentes, por meio de rodas de conversa e distribuição de material informativo, sobre a doença, prevenção, diagnóstico e tratamento.
— O Paismca atua durante todo o ano com ações e políticas específicas para atender a essa parcela da população. Especificamente no mês de outubro, esse trabalho é intensificado em mutirões e busca ativa dessas pacientes. A parceria com as instituições contratualizadas com a secretaria é de suma importância para que possamos alcançar o objetivo dessas ações — concluiu a subsecretária Geral, Valéria Lopes. (A.N.)