Jane Ribeiro
06/10/2018 23:37 - Atualizado em 10/10/2018 17:18
Considerada uma das datas mais importantes para o comércio, juntamente com Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, o Dia das Crianças deve apresentar um aumento nas vendas em torno de 8% em seu potencial de faturamento neste ano, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Milhões de crianças com idade entre 0 e 14 anos estão apreensivas para o Dia das Crianças. Esse é o período de contentamento tanto para as crianças, que vão receber presente, quanto aos comerciantes, que esperam pelo dia 12 de outubro para aumentar suas vendas. A CDL informa que durante o feriado o funcionamento do comércio será facultativo.
O Dia das Crianças é uma data voltada apenas para os baixinhos, e as opções de compras são bastante diversificadas. Lojas especializadas em vendas de brinquedos na cidade estão com as prateleiras renovadas. Mas não são só brinquedos que os pequenos querem ganhar no dia das crianças. Tem ainda os celulares, tablets, passando por videogames, roupas e calçados. Difícil mesmo é escolher diante de tanta variedade.
Os pais também estão atentos à data comemorativa. A política aplicada com as crianças tem sido o acordo ou as alternativas.
— Sempre perguntamos o que querem ganhar e, se tiver dentro do orçamento, a gente compra, mas, se não tiver, tentamos um acordo para mudar para outro presente mais em conta. Geralmente, fazemos a vontade. Tenho três filhos que não abrem mão de brinquedos. Gosto mais de dar roupas, mas eles são exigentes”, disse a secretária Marília Silva.
Para o gerente executivo da Câmara da CDL, de Campos, Nilton Miranda, o comerciante nunca deixa de lado o otimismo com datas comemorativas, por mais difícil que esteja o momento econômico no país. “Estamos trabalhando esse ano com percentual de venda de 5% a 8%, dentro da realidade”, disse ele.
Presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo Castro de Abreu acredita que as vendas devem aquecer nestes dias que antecedem o Dia das Crianças, uma das datas mais importantes para o comércio.
— Esperamos que a população prestigie e venha comprar no comércio local e faça a alegria das crianças. Acreditamos que a data não passará em branco, e que o público compre “lembrancinhas” para as crianças, mantendo a tradição. A economia também vem se recuperando e, com isso, incentiva o consumidor a ir às compras, pelas promoções e facilidades no pagamento, uma das opções encontradas pelos empresários — destacou o presidente.
Comércio abre no dia 12, feriado nacional
Para o Dia das Crianças, 12 de outubro, que coincide com o Dia da Padroeira do Brasil e por se tratar de um feriado religioso nacional, a imensa parte do comércio estará fechada, e, neste caso, os consumidores devem ficar ainda mais atentos para a compra dos presentes das crianças de forma antecipada. Porém, aplica-se a questão do funcionamento facultativo, desde que esteja em conformidade com a Convenção Coletiva do Trabalho.
Joilson acredita que as vendas do Dia das Crianças poderão alcançar um número um pouco maior do que o do ano passado, acrescentando que alguns segmentos, como de vestuário e de brinquedos, serão os mais acessados pelos consumidores.
— Estamos, por outro lado, otimistas e lançamos a campanha “Compro Onde Moro” para incentivar o consumo no comércio local. É uma campanha de mídia, esquentando o clima para o Natal que, neste ano, promete superar as vendas do ano passado. O empresário vai poder abrir a loja no feriado, desde que cumpra com o acordo trabalhista — disse.
Pesquisa de preços é a opção para presentes
Não adianta sair sem antes ter a ideia do que vai comprar segundo especialistas. A pesquisa de preços é uma boa alternativa para quem está com pouco dinheiro, mas não quer deixar de presentear os filhos, afilhados ou irmãos.
— A recomendação é fazer uma boa pesquisa nas lojas especializadas em brinquedos porque os preços variam muito de uma loja para outra, e a pesquisa é considerada uma grande economia — informou o economista Pedro Eugênio Cardoso.
Quem já começou a fazer pesquisa de preço é a dona de casa Suely Henriques, que não perde a tradição de comprar “lembrancinhas” para os sobrinhos Olivia e Matheus.
— A melhor forma de economizar é fazer pesquisa de preço, pois os valores aumentam de uma loja para outra. Sempre busco comprar com antecedência e fico atenta promoções — destacou a consumidora.
Quem também está se preparando para as compras é a diarista Paula Carvalho. “Tenho três netos que não abrem mão do presente e, como a crise está grande para todos nós, eu faço uma pesquisa e compro o que está mais em conta. Eles sempre querem brinquedos” declarou.