"Divertida Mente" no Cineclube Goitacá
Jhonattan Reis 09/10/2018 18:20 - Atualizado em 11/10/2018 14:38
Divulgação
A animação “Divertida Mente” (“Inside Out”, 2015) tomará conta da tela do Cineclube Goitacá nesta quarta-feira (10) à noite. Dirigido por Pete Docter, o longa-metragem é vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação em 2016. Quem apresentará a obra será o engenheiro mecânico Peter Lamers. A sessão tem início às 19h, na sala 507 do edifício Medical Center, no Centro de Campos, com entrada gratuita.
“Divertida Mente” conta a história de Riley, uma garota divertida de 11 anos de idade que enfrentará mudanças importantes em sua vida, já que seus pais decidiram deixar a sua cidade natal, no Estado de Minnesota, para viver em San Francisco.
Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e a Tristeza sejam jogadas para fora do local.
Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.
Peter Lamers explicou que o filme é baseado nos estudos do psicólogo e escritor Paul Ekman, autor do livro “Emotions Revealed” (Emoções Reveladas, em tradução livre). O autor reconhece, em sua obra, as emoções alegria, medo, tristeza, aversão, raiva e surpresa.
— Diariamente, a vida mostra que nós temos que lidar com nossas emoções. Acontece que alguns acontecimentos impressionam mais do que outros, razão pela qual elas são gravadas em nossa consciência e até deixam rastros para a construção do nosso caráter ou comportamento futuro. Saber controlar seus sentimentos e emoções é uma habilidade que temos que desenvolver desde criança — comentou ele, que é holandês e mora há 19 anos no Brasil.
O apresentador da noite explicou que escolheu “Divertida Mente” para apresentar, porque o filme tem muita afinidade com um estudo científico que ele está fazendo, na área da Logosofia.
— A Logosofia é uma ciência que busca, entre outras coisas, entender o funcionamento da mente, a atuação dos pensamentos, a formação do caráter e a consciência. Crucial na formação da consciência são os sentimentos e emoções que atuam na gente todo dia. Ter o controle sobre isto é fundamental. E o filme aborda exatamente isto — disse.
Lamers ressaltou, ainda, que apesar de ser uma animação, o filme é uma ótima pedida para adultos, já que proporciona várias reflexões.
— A obra mostra, por exemplo, que o medo nos protege contra o perigo, a raiva faz lutar para conseguir o que queremos e o nojo ou aversão nos afasta do que nos pode causar algum mal. A personagem Alegria é mostrada como a protagonista no filme, mas a estrela de verdade é a Tristeza, que também é apontada como algo essencial. No final do filme, inclusive, a Alegria descobre que a Tristeza tem um papel fundamental na formação do caráter e personalidade da criança. Então, em vez de reprimir a Tristeza, a Alegria comece integrá-la.
Para ele, a exibição do filme dará um ótimo debate.
— O filme tem uma temática bem relevante. Inclusive, sou membro do Cineclube há vários anos e o considero um meio de conhecer mais sobre a arte de filmes em geral e ter acesso a outras formas de cultura.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS