Ibope no Rio de Janeiro, votos válidos: Witzel tem 60%; Paes, 40%
17/10/2018 18:56 - Atualizado em 17/10/2018 21:09
O Ibope divulgou nesta quarta-feira (17) o resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição para governador no Rio de Janeiro. O levantamento foi realizado entre segunda-feira (15) e quarta-feira (17) e tem margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos. Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes: Wilson Witzel (PSC) com 60% e Eduardo Paes (DEM) 40%. Mais cedo, o instituto Paraná Pesquisas também divulgou pesquisa de intenção de votos para o governo do Estado. 
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Nos votos totais, Witzel tem 51%, enquanto Paes soma 34%. Brancos e nulos chegam a 9%. Já 5% dos entrevistados responderam não saber em quem responder.
Rejeição
A pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para governador. Paes lidera no índice negativo. O instituto perguntou: “Para cada um dos candidatos a Governador do Rio de Janeiro que eu citar, gostaria que o(a) sr(a) me dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele:”
Eduardo Paes
Com certeza votaria nele para governador - 21%
Poderia votar nele para governador - 18%
Não votaria nele de jeito nenhum - 48%
Não o conhece o suficiente para opinar - 11%
Não sabem ou preferem não opinar - 2%
Wilson Witzel
 Com certeza votaria nele para governador - 40%
Poderia votar nele para governador - 14%
Não votaria nele de jeito nenhum - 18%
Não o conhece o suficiente para opinar - 26%
Não sabem ou preferem não opinar - 2%
Com informações do G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]