Redes sociais aderem à campanha Setembro Amarelo
15/09/2018 20:22 - Atualizado em 21/09/2018 15:38
Setembro Amarelo (1)
Duas das maiores redes sociais do mundo aderiram à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Desde a última segunda-feira (10), o Twitter está com a hashtag #ExisteAjuda, que tem como objetivo prover suporte aos usuários que possivelmente estejam pensando em tirar a própria vida. Já na sexta (14), o Facebook lançou a ferramenta #EuEstou, com vídeos educativos sobre o tema. Leia mais informações sobre o Setembro Amarelo na matéria especial da página 6 desta edição.
Setembro Amarelo (2)
Na prática, quando alguém buscar no Twitter algum termo relacionado a suicídio ou automutilação, o primeiro resultado será uma notificação incentivando a pessoa a buscar apoio. No Brasil, a notificação terá um contato do Centro de Valorização da Vida (CVV). A ferramenta do Facebook, por sua vez, conta com uma série de vídeos voltados a pessoas com comportamentos suicidas ou que estejam sofrendo com a depressão. O projeto foi idealizado pelo youtuber PC Siqueira e o cineasta M.M. Izidoro, com consultoria da psicóloga Karen Scavacini.
Mulheres na luta (1)
A Primavera Feminina parece estar sendo impulsionada por novos ventos. Unidas por meio das redes sociais, mulheres do Brasil inteiro estão se mobilizando contra o que chamam de “avanços do fascismo” na política nacional. Uma página fechada no Facebook ganhou notoriedade na última semana pelo número assustadoramente crescente de membros e de aspirantes a membros em fila de espera.
Mulheres na luta (2)
O crescimento do grupo e o esboço de uma união política feminina independente pode ter causado reações negativas. Na última semana, a página sofreu com diversos ataques de hackers, fake news dando conta de que o espaço seria uma página já existente comprada por um grupo político e infiltração de partidários. Quem participa desde o início, além de garantir a ‘despartidarização’, diz que o espaço é de conversa de eleitoras de diferentes candidatos, que não impulsionam o que nomeiam como “discurso fascista” e que pautam as causas da mulher com integrantes de todo o país.
Crivella réu
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), se tornou réu, acusado de favorecimento a igrejas evangélicas. A Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público por improbidade administrativa após o encontro de Crivella com 250 pastores e líderes religiosos no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura. Na ação, os promotores afirmavam que o prefeito e bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus “usou o espaço público e extrapolou limite do razoável” ao fazer a reunião, chamada de secreta, e oferecer vantagens para fiéis.
Estado de saúde
O candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) publicou ontem em sua conta no Twitter a primeira foto após a cirurgia de emergência pela qual passou na última quarta-feira, no Hospital Albert Einstein. Bolsonaro sofreu um atentado a facada no dia 6 de setembro, durante ato de campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais. O hospital informou ontem que o presidenciável está sem febre ou sinais de infecção e seu estado de saúde é estável.
Sinal digital (1)
A Inter TV lança, nesta segunda-feira (17), uma campanha para incentivar os moradores das 50 cidades da área de cobertura da emissora a comporem músicas autorais e originais sobre o desligamento analógico e o reforço do sinal digital. Em 28 de novembro, o sinal analógico vai ser desligado em 34 cidades da área de cobertura da emissora. Para continuar assistindo à programação televisiva, os moradores dessas cidades terão que se adaptar para receber o sinal digital, o único que estará disponível.
Sinal digital (2)
A campanha convida compositores e cantores a publicarem nas redes sociais, entre 17 de setembro e 19 de outubro, vídeos com músicas que falem sobre o desligamento analógico e citem o sinal digital, de melhor qualidade de imagem e som e os equipamentos necessários para a sintonia. Os vídeos publicados devem ser marcados com #sucessodigitalintertv. O tempo da postagem será de até um minuto e as composições terão que ser originais e autorais. Três finalistas serão escolhidos por uma banca julgadora e os finalistas irão para votação popular.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS