Um dos principais problemas enfrentados por sanjoanenses e são franciscanos, principalmente em período de alta temporada, é a instabilidade no serviço de distribuição de energia elétrica. Tanto em São João da Barra quanto em São Francisco de Itabapoana a falta de energia é uma queixa recorrente de moradores. Para tentar amenizar o quadro, a Enel Distribuição Rio trabalha na conclusão de um centro-satélite em cada município da foz do Paraíba, que devem ser entregues até o final de 2018. Os centro-satélites são infraestruturas em que são inseridos equipamentos elétricos e eletrônicos controlados remotamente, e que contribuem para a eficiência da rede elétrica.
O primeiro centro-satélite de São João da Barra foi inaugurado em abril deste ano, na Subestação Açu, localizada no Porto do Açu. A iniciativa objetiva melhorar a qualidade do serviço para os moradores do 5º distrito do município.
De acordo com a concessionária Enel, até o final de 2018 serão investidos R$ 103 milhões em toda a região Norte Fluminense. Os investimentos fazem parte de um plano de qualidade da companhia para a região e o montante está sendo destinado, principalmente, à melhoria da qualidade do serviço e das conexões, com ampliação e digitalização da rede elétrica. No total, o valor investido pela Enel na área entre 2016 e 2018 ultrapassa os R$ 350 milhões.
A companhia informou ainda que um dos destaques de melhoria na rede elétrica de São João da Barra foi a ampliação da capacidade da subestação Pontinha, situada às margens da BR 356, na localidade de Perigoso. A empresa também instalou novos equipamentos e efetuou a interligação com a subestação de Caetá, que também atende a região, tornando o restabelecimento de energia mais ágil em caso de possíveis interrupções. Além disso, a Enel também realizou interligações entre as subestações de Barcelos e Martins Lage.
Telecontrole - Já aplicado nas distribuidoras do Grupo Enel na Itália e na Romênia, o projeto Telecontrole consiste na automação da rede de média tensão, utilizando equipamentos telecomandados e um sistema de gestão para supervisão remota da rede. Com isso, a distribuidora poderá identificar e isolar, de forma mais ágil e remota, falhas ocorridas na rede. A empresa promete que até o final de 2018 a região Norte Fluminense contará com mais de 550 equipamentos telecomandados. “Assim, em casos de interrupção no fornecimento, será possível minimizar os impactos, reduzindo o número de clientes afetados graças a uma maior seletividade da rede”, informou a Enel Distribuição Rio.
Consumo sustentável em programa social
Além de trabalhar para reforçar a distribuição da energia, a Enel também atua com projetos sociais. Entre os dias 27 e 31 de agosto, a empresa realizou em São João da Barra diferentes ações comunitárias sobre consumo consciente de energia. As atividades fazem parte do programa Enel Compartilha Consumo Consciente – Carreta Educacional, que reúne iniciativas da companhia com foco na educação e no consumo sustentável de energia. O projeto levou à cidade uma carreta de 13 metros de comprimento, na qual os visitantes puderam aprender sobre geração e distribuição de energia elétrica, bem como participar de um concurso cultural para concorrer a uma geladeira nova. O veículo ficou estacionado no Centro do município, e a visitação foi gratuita.
A carreta é equipada com maquetes, recursos audiovisuais e jogos interativos, por meio dos quais crianças, jovens e famílias poderão conhecer em detalhes os caminhos da energia até chegar em suas residências. Com a ação, a companhia tem como objetivo orientar a população sobre o consumo consciente, bem como sobre sustentabilidade. Durante os quatro dias, a empresa também realizou o plantio de 30 mudas de árvores nativas de mata atlântica, a fim de contribuir para o reflorestamento da região.
Além disso, os visitantes que apresentaram a última conta de luz, puderam se inscrever em um concurso cultural e concorreram a 20 geladeiras novas. Também houve troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas LED, que consomem menos energia.
Audiência pública foi realizada neste ano
Em junho deste ano, moradores de São Francisco de Itabapoana (SFI) participaram de uma audiência pública a respeito da grande quantidade de reclamações direcionadas à concessionária de energia elétrica Enel (antiga Ampla). A demanda foi identificada pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SFI), que promoveu o encontro, realizado no plenário da Câmara Municipal, na Praça dos Três Poderes, no Centro.
Após apresentação da dinâmica dos serviços prestados pela Enel aos quase 31 mil clientes do município, os consumidores presentes puderam realizar questionamentos aos seis representantes da empresa. Entre as principais indagações estão preço abusivo, emissão de conta trimestral e ineficiência do atendimento da loja da empresa, situada na área central de SFI.
Na ocasião, segundo o executivo de atendimento da Enel, Rodrigo Fabiano, foi possível identificar que a maior parte dos questionamentos diz respeito ao procedimento do faturamento de leitura trimestral em áreas rurais. (A.N.)