Educadores concluem escolha do livro didático
- Atualizado em 20/09/2018 17:38
Com uma adesão recorde de escolas, os educadores da rede municipal concluíram a escolha do material didático para o primeiro segmento de Ensino Fundamental que será utilizado pelos próximos quatros anos, a partir de 2019. Ao todo, 97,5% das unidades escolares da rede participaram da seleção, que não acontecia há aproximadamente oito anos entre professores do 1º ao 3º ano. O material será fornecido gratuitamente pelo Ministério da Educação (MEC) e será consumível, ou seja, os alunos poderão levá-los para casa e fazer exercícios neles.
Supcom
Outra novidade este ano será que, pela primeira vez, haverá escolha de livros para literatura infantil a ser trabalhado em sala de aula. Esta seleção ainda será iniciada nas próximas semanas. Para Ana Raquel Pourbaix, coordenadora de Língua Portuguesa da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e coordenadora do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a forte adesão fortaleceu e possibilitou o PNLD Literário.
— Teremos oportunidade de trabalhar autores clássicos como Pedro Bandeira, Ruth Rocha, Tattiana Belinky, entre outros, da creche ao 5º ano. É uma grande conquista para a Educação do município. Além disso, o resultado da nossa adesão na escolha dos livros de diferentes áreas do conhecimento é muito significativo. Mostra a importância de um processo transparente, democrático e participativo, com a autonomia da escola sobre a orientação das diretrizes curriculares da Smece — destaca Raquel.
Os educadores escolheram livros de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Naturais, Ciências Humanas (História e Geografia) e de projetos integradores, que envolve diferentes áreas do conhecimento com temáticas contemporâneas como sustentabilidade, cultura africana, cultura indígena, dentre outros.
A escolha do material foi iniciada em 23 de agosto e encerrada no último dia 12. Entretanto, antes dos educadores acessarem o programa do PNLD e selecionarem o material que acharam mais adequado, um reunião foi realizada com professores, gestores, pedagogos e coordenadores de área da Smece, apresentando as opções. Na ocasião, foi formada uma comissão técnica, composta por especialistas nas diferentes áreas de conhecimento exigidas pelo MEC, que avaliaram o material e deram um panorama, apresentando critérios específicos de cada disciplina. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas