Cerca de 14% do público alvo foi vacinado em São Francisco
13/08/2018 19:44 - Atualizado em 16/08/2018 16:42
Na primeira semana de campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite (paralisia infantil) cerca de 14% do público alvo foi vacinado em São Francisco de Itabapoana (SFI). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que esta cobertura inicial está dentro do esperado e deve aumentar nos próximos dias.
A vacina é destinada para crianças de um ano até menores de cinco anos. São disponibilizados de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h, os seguintes pontos para imunização: Clínica da Família Germano Barros Delgado, na área central; Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em Ponto de Cacimbas; além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Barra do Itabapoana, Buena, Gargaú, Guaxindiba, Imburi, Praça João Pessoa, Santa Clara e Travessão de Barra. É indispensável a apresentação da Caderneta de Vacinação da criança.
De acordo com a SMS, a cobertura vacinal até esta segunda-feira era de 13,63% para poliomielite e 13,59%, sarampo. Os índices municipais são maiores que os nacionais e estaduais. O país, por exemplo, contabilizou 10,36% e 10,27%, respectivamente, conforme dados do Ministério da Saúde.
O coordenador do setor de Imunização da SMS, Cristiano de Souza, explicou que esta campanha é de reforço, sendo assim, as crianças da faixa etária citada que já se vacinaram vão receber uma dose extra. “Não deixem de levar seus filhos para serem vacinados. Só assim nós conseguiremos criar um bloqueio vacinal em nosso município, impedindo o registro de casos dessas doenças”, alertou aos pais e responsáveis.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram identificados no Rio de Janeiro 14 casos de sarampo só em 2018. Quanto à poliomielite, o Brasil está livre desde 1990, mas para que este cenário continue é preciso manter a vacinação em dia.
Dia D — No próximo sábado (18) acontecerá o Dia D de vacinação contra as duas doenças, também entre 8h e 16h. Os locais são os mesmos descritos acima. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS