Victor de Azevedo
03/08/2018 19:23 - Atualizado em 07/08/2018 18:53
As três pás do Parque Eólico já estão em Gargaú, no município de São Francisco de Itabapoana. Os novos objetos possuem 40m de comprimento, pesam nove toneladas e chegaram ao Terminal Multicargas do Porto do Açu, em São João da Barra, em meados de julho. Elas vão substituir as pás que estão em uma das 17 torres do complexo. A operação para troca já foi iniciada, mas devido às chuvas foram interrompidas. Caso o tempo melhore, o trabalho pode ser concluído ainda neste fim de semana.
De origem dinamarquesa, as pás eólicas chegaram ao Porto do Açu através da embarcação BBC Gdansk, vinda do Porto de Cabedelo, na Paraíba. De lá, elas seguiram para São Francisco de Itabapoana através de uma carreta especial de eixo móvel, que facilitou a realização de manobras. A primeira pá eólica chegou ao município no último dia 28.
Para não prejudicar o trânsito e o comércio na área central de São Francisco de Itabapoana, o transporte das pás para o Parque Eólico também foi feito na madrugada. A ação foi coordenada pela Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana (Emtransfi).
O Parque Eólico de Gargaú teve sua energia comercializada via Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) do governo federal, e sua aquisição foi concluída pela Omega em 2012. Ao todo, são 17 torres aerogeradores de 1,65 MW que integram o empreendimento, cada um com 120 metros de altura. Cada aba possui 30 metros de comprimento e são feitas de fibra de carbono. A rotação das abas é de 14 RPM, equivalente a velocidade máxima de 160 km/h. Os equipamentos, modelo V82, é o que há de mais eficaz e moderno na área de energia eólica.
Terminal do Açu - O transporte das pás eólicas no Terminal Multicargas (T-Mult) do Porto do Açu, em São João da Barra, foi o primeiro de um navio carregado de pás eólicas para geração de energia.
Para o especialista comercial da Porto do Açu, Alan Silva, o novo negócio do T-Mult é resultado do trabalho em conjunto das áreas comercial e operacional: “Este é um marco para o Porto e para o time que vem trabalhando para atrair novos projetos e novas cargas para o T-Mult. Com a importação destas pás oriundas da Dinamarca, o terminal reforça sua consolidação no mercado internacional de cargas de projeto”, afirmou.