No dia em que a intervenção federal na segurança pública no Estado do Rio de Janeiro completou seis meses, Campos registrou mais um homicídio no subdistrito de Guarus. Em contrapartida, o prefeito Rafael Diniz apresentou às forças de segurança o Plano Municipal de Segurança Pública, elaborado pela superintendência de Paz e Defesa Social. À noite, por volta de 19h30, como parte das ações da intervenção federal no interior, o blindado do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), modelo Urutu, juntamente com viaturas da Polícia Militar, saiu da 2ª Companhia de Infantaria do Exército e participou de uma ronda noturna nas áreas consideradas de conflito em Campos. No último dia 9, Guarus recebeu a primeira operação do Comando Conjunto da Intervenção Federal no interior do Estado.
Além do blindado, que era guiado por um soldado do Exército, a operação contou com apoio de viaturas da Polícia Militar que ficaram em pontos estratégicos nos bairros. Durante a ação, várias abordagens foram feitas nos Parques Eldorado, Santa Rosa e Santa Clara. Até o momento em que a reportagem da Folha acompanhou a ação, ninguém tinha sido preso. Os bairros fazem parte da área que era conhecida como Faixa de Gaza, mas que diante da violência desenfreada está sendo comparada com a Síria.
Não é a primeira operação noturna realizada no subdistrito com a utilização do blindado. Em uma das ruas do Parque Santa Rosa, um dos moradores comentou: “toda noite é isso agora, caveirão fazendo ronda”. Apesar disso, algumas pessoas acompanhavam de perto a ação das forças de segurança e o semblante assustado de alguns corroborava com olhares atentos das crianças.
Em nota, a Polícia Militar informou que o 8º BPM recebeu o apoio de um dos novos veículos blindados cedidos pelas Forças Armadas à Polícia Militar para intensificar as ações no subdistrito de Guarus, um dos maiores do município. A nota afirmou, ainda, que “o veículo participará de operações pontuais orquestradas pela unidade. O tempo de atuação obedecerá às necessidades do planejamento operacional definido para a região e o roteiro seguirá critérios sigilosos e estratégicos, fundamentais para o sucesso das ações”.
A primeira megaoperação no interior do estado realizada em Guarus contou com 800 agentes do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militar e das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, além da colaboração do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), onde 30 pessoas foram presas, entre flagrantes e cumprimento de mandados, e 100 casas de moradores que haviam sido expulsos foram retomadas.
Campos com Plano Municipal de Segurança
O prefeito Rafael Diniz apresentou, nesta quinta-feira, no auditório da Prefeitura, o Plano Municipal de Segurança aos representantes das forças de segurança das esferas federal e estadual. O projeto foi elaborado pela superintendência de Paz e Defesa Social.
Entre as medidas, está o aumento do número de câmeras de monitoramento na cidade de 22 para 90, até o final do ano, através do lançamento do projeto Campos Cidade + Segura, onde, em parceria com a comunidade, poderão ser alcançadas mais de 1000 câmeras. As medidas incluem ainda auxílio da GCM à PM no registro de ocorrências, aumento no Policiamento Comunitário, fortalecimento na Ronda Escolar, criação do Fundo de Segurança Pública, com um Conselho Municipal de Segurança, e um Sistema Único de Atendimento, com GPS nos veículos para monitoramento do sistema, entre outras medidas.
“Trata-se do resultado de um trabalho sério e meticuloso. Entendemos que não podemos pensar na segurança sem pensar na saúde, na educação e outros direitos fundamentais. E sabemos que a questão da violência não pode ser revertida de um dia para o outro. Mas é importante apresentarmos esse plano, com a humildade de quem quer trabalhar em conjunto com as demais forças de segurança, que conhecem muito mais sobre o assunto. Não podemos nos ausentar do processo”, afirmou o prefeito Rafael Diniz.
Município registra dia violento
Os números da violência seguem aumentando em Campos. Depois de três homicídios registrados nessa quarta-feira (15), em um intervalo de menos de oito horas, mais uma pessoa foi morta nesta quinta em Guarus. Marcus Vinícius Silva Soares, de 26 anos, foi morto a tiros durante a madrugada, no Parque Aeroporto. Com este caso, subiu para 150 o número de pessoas assassinadas em Campos este ano, sendo oito no mês de agosto.
A vítima estava dentro de casa no momento em que a residência foi invadida por homens armados, que atiraram e fugiram. A PM esteve na região em busca de informações sobre o autor e motivação do crime, mas populares não souberam informar. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas a vítima já estava sem vida no local. O corpo de Marcus Vinícius foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos e o caso é investigado na 146ª Delegacia de Polícia (Guarus).
Três homicídios - Na última quarta, os dois primeiros casos aconteceram no Parque Presidente Vargas, na área de Guarus. Izaías da Silva de Souza, de 46 anos, foi morto a tiros dentro de uma loja de ferragens na avenida Carmem Carneiro. Já Sanderson Rocha Coelho, de 19 anos, estava sentado na calçada, entre o cruzamento da rua Antônio de Castro com a avenida Zuza Mota, quando foi atingido por um tiro na cabeça. O terceiro caso ocorreu no Parque Califórnia. O jovem Nathan Monteiro Theodoro de Sá, de 20 anos, foi morto a tiros no quintal de casa, na rua Manoel Gomes Pinto.
As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros
Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação