Campos terá 56 polos de imunização no Dia D
14/08/2018 17:58 - Atualizado em 14/08/2018 18:42
Vacinação contra pólio e sarampo
Vacinação contra pólio e sarampo / Supcom
No próximo sábado (18), será realizado o Dia D de vacinação contra o sarampo e poliomielite. Em Campos, serão 42 postos de vacinação e mais de 13 postos volantes, com atendimento das 9h às 16h, além de um ponto no Boulevard Shopping, que funcionará das 13h às 20h. Serão ao todo 56 polos de imunização em vários pontos do município.
A campanha foi aberta no último dia 7 e segue até 30 de agosto. De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo são crianças de 1 até 4 anos 11 meses e 29 dias de idade. Desde a abertura, foram imunizadas 1.882 crianças contra o sarampo e 1.897 contra a poliomielite. De segunda a sexta, das 8h às 17h, são 42 salas de imunização.
A diretora de Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, frisa que a expectativa da secretaria municipal de Saúde é imunizar 26.944 mil crianças no município.
— A campanha tem como objetivo manter elevada cobertura vacinal contra a pólio para que não haja a reintrodução do vírus e vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter eliminadas essas doenças no estado — explica.
Pólio - A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, que acomete, em geral, os membros inferiores. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, por via oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou por meio de gotículas de espirros ou da fala. O último caso foi registrado no Brasil em 1989.
Sarampo - O sarampo é uma doença infecciosa aguda, extremamente contagiosa, podendo evoluir para complicações e óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas vermelhas no corpo até quatro dias depois. Em 2015, 211 casos da doença foram registrados no Ceará, onde houve surto. Atualmente existe surto da doença em Roraima e no Amazonas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS