O tomate, a batata, a banana e a carne bovina de primeira foram os alimentos que tiveram a maior redução de preço na cesta básica em julho, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
O preço do tomate caiu em todas as capitais, com as quedas mais expressivas em Cuiabá (-51,02%), Brasília (-30%) e Rio de Janeiro (-29,45%). O aumento da temperatura amadureceu o fruto e elevou a oferta, fazendo o preço cair no varejo. O quilo da carne bovina de primeira também diminuiu em 15 capitais. As taxas negativas oscilaram entre -4,88%, no Rio de Janeiro e -0,42%, em Natal.
A batata, pesquisada na região Centro-Sul, apresentou queda de preço entre -40,76% em Cuiabá, e -4,03%, em Goiânia. A maior oferta, devido aos resultados da colheita, reduziu o preço no varejo. O preço da banana prata e nanica caiu de -14,52% em Salvador a -0,48% em Florianópolis.
Os maiores aumentos foram nos preços do leite integral, da farinha de trigo, do pão francês e do arroz agulhinha. (A.N.)