Vinte e quatro integrantes do curso de artesanato e designer, do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep), comercializarão produtos diferenciados durante o 9º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, que acontece na orla da Praia dos Cavaleiros até domingo (12).
Os artesãos foram capacitados por especialistas do Sebrae, em aulas práticas e teóricas ministradas desde maio no Cetep, da Prefeitura de Macaé. Eles atuarão em tendas padronizadas, decoradas sob a inspiração do tema do evento este ano: Memórias.
Além de criar produtos, os artesãos produziram embalagens e terão a chance, ainda, de mostrar o talento em bolsas, bijuterias, velas decorativas, luminárias e aventais.
A programação faz parte da parceria entre o Polo Gastronômico Praia de Cavaleiros, secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Sebrae. A proposta é reforçar a importância do artesanato como fator de desenvolvimento e fomentar a geração de renda.
O conteúdo do curso, voltado para técnicas de planejamento e estratégias, foi apresentado pela consultora Sandra Barbato. Já o módulo com destaque para criação e desenvolvimento dos produtos foi ministrado pelo consultor do Sebrae, o artista plástico e designer Cocco Barçante.
De acordo com Barçante, os artesãos estão focados em fomentar as vendas. “O aprimoramento é essencial. Houve muito interesse dos participantes em desenvolverem identidades e criatividade com foco no tema do festival. Até as embalagens são personalizadas”, contou.
Identidade local em produtos incentiva talento
O artista plástico e designer Cocco Barçante ministra curso no Cetep com o objetivo de valorizar a identidade do artesanato local, motivando capacidades criativas, além de contribuir para a geração de renda. O consultor do Sebrae e artista também é o idealizador do Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, espaço que funciona na Casa de Cultura Cocco Barçante, em Petrópolis. O local, que completou dois anos, conta com 150 peças de artesanato, dentre elas, algumas produções de Macaé.
Barçante também é responsável pelo projeto “Arte que cuida”, junto à União Nacional Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama), cujo painel também está na secretaria.
Festival - O Festival Macaé de Cultura e Gastronomia tem a duração de quatro dias, de quinta até domingo, quando serão comercializados pratos a R$ 22. Os chefs mostrarão toda criatividade na cozinha show, elaborando, ao vivo, pratos para degustação, harmonizando com rótulos de vinhos e estilos de cervejas artesanais. A previsão é o aumento de 40% de público em relação ao ano passado, com a venda de cerca de 20 mil pratos. O evento faz parte do calendário oficial do município de Macaé. (A.N.)