Ponto Final - Pesquisa registrada
13/07/2018 22:00 - Atualizado em 17/07/2018 14:45
Pesquisa registrada
A sucessão ao governador Luiz Fernando Pezão (MDB) tem nova pesquisa a ser divulgada na próxima semana, com previsão de publicação na terça-feira, dia 17. Esta é apenas a segunda sondagem registrada no estado e terá a divulgação a apenas três dias do período em que as convenções partidárias estão autorizadas, pelo calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A única divulgada até agora, do instituto Paraná, apontou liderança do senador Romário (Podemos), seguido pelo ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (DEM), Anthony Garotinho (PRP) e Indio das Costa (PSD).
Curiosidades
A nova pesquisa que está registrada no TSE é do instituto Data Base. Contudo, apresenta algumas peculiaridades. Apesar de o registro no TSE ter sido protocolado no último dia 11, o que possibilita a divulgação no dia 17, a sondagem é de período anterior: foi feita entre 19 e 24 de junho. Quem encomendou a pesquisa foi a empresa “Courage Brazil Eireli”. Independente do resultado, o levantamento pode não ser espelho da realidade, como se espera de qualquer pesquisa. Afinal, muitos fatos que podem influenciar a decisão do eleitor ocorreram entre 24 de junho (último dia da pesquisa) e 17 de julho (data da divulgação).
Violência sem trégua
Apesar dos esforços da Polícia Militar, que tem atuado com operações constantes em diversas regiões do município, Campos continua com altos índices de violência. Já são 132 assassinatos somente neste ano. A maioria deles, inclusive, acontece em regiões de conflito do tráfico. Como o Rio de Janeiro vive sob intervenção na Segurança Pública, o que mais se espera são ações integradas para que a população volte a ter uma sensação de segurança, o que não ocorre há muitos tempo. Promessa para esse trabalho em conjunto com as Forças Nacionais já ocorreu, mas parece longe de virar realidade.
Antecipou
Os servidores da Prefeitura de Quissamã recebem nesta segunda-feira, de forma antecipada, a primeira parcela do 13º salário. De acordo com a secretaria municipal de Fazenda, o adiantamento vai injetar cerca de R$ 2,6 milhões na economia local, gerando impacto financeiro positivo na cidade. A liberação atenderá a todos os funcionários, entre concursados e comissionados. Por lei, a obrigatoriedade do pagamento da primeira parcela vai até o dia 30 de novembro do ano vigente e a segunda deve ser efetuada até 20 de dezembro.
Motivo
A prefeita Fátima Pacheco (Podemos) falou sobre o cenário de dificuldades enfrentado pelo Governo do Estado e diversos municípios fluminenses, muitos convivendo com atraso de salários e pendências do 13º do ano passado. Contudo, ressaltou o comprometimento dos seus servidores ao anunciar a antecipação: “Temos servidores compromissados com as funções que exercem, trabalhando com determinação para que Quissamã continue a crescer. Vamos seguir empenhados para garantir o melhor para todos”.
Em SJB
Já em São João da Barra, que pagou a primeira parcela do 13º mês passado, esta semana teve dinheiro circulando na praça. A secretaria de Administração do município efetuou ontem o pagamento dos autônomos que trabalharam durante o Circuito Junino. Os autônomos prestarão serviço entre os dias 10 de junho e 1º de julho, durante as festividades em homenagem a Santo Antônio, Dia da Cidade, o padroeiro São João Batista e São Pedro. O valor foi depositado em conta.
Padronização
O comandante da Guarda Civil Municipal de Campos, Fabiano Mariano, e o subcomandante Luiz Augusto da Silva participaram de audiência pública sobre a adequação dos municípios ao Estatuto Geral das Guardas Municipais e ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). O encontro aconteceu na última quinta-feira, na Câmara de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense. A audiência abordou com as autoridades dos municípios do Norte e Noroeste Fluminense, a padronização nos procedimentos no setor de segurança pública e a intenção de fazer a integração dos órgãos que fazem parte do sistema.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS