Segurança pública do Rio tem mais um problema
13/07/2018 10:47 - Atualizado em 17/07/2018 14:45
Denúncia
Se não bastassem os inúmeros problemas com segurança pública, o estado do Rio de Janeiro agora enfrenta mais um: o Ministério Público pediu à Justiça o afastamento do chefe de Polícia do Rio, delegado Rivaldo Barbosa, por irregularidades em licitações na contratação de empresas de informática. Mais sete pessoas também foram citadas na denúncia, oferecida pelos promotores Claudio Calo e André Guilherme Freitas, da 24ª Promotoria de Investigação Penal.
Emergência
O objeto da denúncia, divulgada nessa quinta-feira (12), são três contratos emergenciais, no valor de R$ 19,1 milhões. Segundo o Ministério Público, os servidores públicos realizaram dispensa de licitação, fora das hipóteses previstas em lei, para contratação direta de mão de obra terceirizada de prestação de serviço em tecnologia da informação para a Polícia Civil, “sob pretexto de uma situação emergencial fictícia”.
Para lembrar
Por falar em segurança pública, ou a falta dela, manifestantes se reuniram nessa quinta-feira, no Centro do Rio de Janeiro, para lembrar os 120 dias dos assassinatos da vereadora Marielle Franco (Psol) e do motorista Anderson Gomes. Os dois foram executados a tiros na noite do dia 14 de março. Embora tenha tido repercussão mundial, o crime ainda não foi solucionado e ninguém foi preso até agora. Nesta sexta-feira (13) e sábado (14) estão previstos outros atos.
Resposta
Ainda na questão da segurança pública, mas no campo local, a Polícia Militar realizou, nesta semana, uma grande operação para coibir a criminalidade nas áreas mais tensas de Guarus, onde o conflito entre facções tem tirado a paz de moradores. Os crimes contra a vida têm sido tão constantes no Parque Eldorado, Santa Helena, Santa Rosa, Parque Prazeres e outros, locais que já são até comparados com a Síria. A ação ostensiva da PM acontece em boa hora e espera-se que o resultado seja, de fato, eficaz.
Alerta
Mais de 6 milhões de brasileiros ainda não tomaram a vacina para se prevenir contra a gripe. Em Campos e na região a procura pela imunização também tem sido baixa, mas com a oferta da vacina em diversos postos de saúde. Neste período do ano, quando as temperaturas costumam ficar mais oscilantes, é mais propenso para a proliferação da gripe, que pode ser fatal caso não seja tratada de forma adequada. Já dizia o antigo ditado popular: “Melhor prevenir do que remediar”.
Produção
A cerveja artesanal tem ganhado o paladar de muitas pessoas ultimamente e, além disso, chamado a atenção como um segmento promissor para a geração de renda. Pensando nessa alternativa, a produção da cerveja caseira, suas abordagens, estratégias e técnicas práticas, serão tema de um dos 86 cursos da 13ª Semana do Produtor Rural da Universidade Estadual do Norte Fluminense, que vai acontecer entre os dias 16 e 20 de julho. Uma boa oportunidade para quem queira ingressar ou se aperfeiçoar nesse ramo ainda misterioso para muitos.
Retorno
A Copa do Mundo chegou à reta final, com o duelo decisivo entre França e Croácia marcado para domingo, às 12h. Com o ritmo menos acelerado de jogos e sem a presença da Seleção Brasileira na competição, a editoria de Esporte da Folha volta a ter uma página a partir desta sexta-feira. Já na página 5, volta a Folha na Foz, com notícias relacionadas aos municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.
Charge do dia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS