Pezão convoca 1.373 aprovados da PM
05/07/2018 13:29 - Atualizado em 09/07/2018 19:00
Pezão convoca mais PMs
O governador Luiz Fernando Pezão (MDB) assinou, na manhã desta quinta-feira (5), no Palácio Guanabara, decreto que autoriza a convocação de 1.373 aprovados em concurso da Polícia Militar, realizado em 2014, para iniciar no curso do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Os novos PMs serão convocados por turmas, cada uma com 500 alunos, conforme colocação no concurso de 2014. A previsão é que, em 2019, após conclusão do curso, eles estejam atuando em diversas regiões do estado. Nesta seleção, foram aprovados 4 mil candidatos. Cerca de 1.300 já haviam ingressado na PM em 2016.
Até o interior
O reforço no efetivo policial é algo que sempre volta à tona nas discussões sobre a insegurança que vive o estado do Rio de Janeiro. Isso sem falar em medidas adotadas que acabam por deslocar policiais dos batalhões do interior para os da capital e da região metropolitana, gerando baixas no interior. Segundo as informações oficiais, esses novos policiais vão atender a todo o estado. Tomara que o interior seja efetivamente contemplado e que os novos militares possam ajudar a reduzir os índices de criminalidade que atualmente assustam o interior, sobretudo em Campos, com 126 homicídios no ano.
Brasil condenado
Mais de quatro décadas depois da morte de Vladimir Herzog, em 24 de outubro de 1975, a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CorteIDH) condenou, nessa quarta-feira (4), o Estado brasileiro pela falta de investigação, julgamento e sanção dos responsáveis pela tortura e assassinato do jornalista. O Brasil terá de seguir uma série de determinações do tribunal. Para a Corte, o Estado é responsável pela violação ao direito de “conhecer a verdade e a integridade pessoal” em prejuízo dos parentes de Herzog. O documento menciona a mãe, Zora; a mulher, Clarice; e os filhos, André e Ivo Herzog.
Retomada
O documento sobre o caso Herzog destaca a tensão vivida no Brasil no período em que o jornalista morreu, principalmente os atos das forças policiais “cometidos em um contexto sistemático e generalizado de ataques à população civil”. A Corte ordenou o Estado a reiniciar, com a devida diligência, a investigação e o processo penal cabíveis pelos fatos ocorridos em 1975 para identificar, processar e, se necessário, punir os responsáveis pela tortura e morte de Herzog.
Na Princesa
A Prefeitura de Campos, através do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), vai interditar o trânsito para veículos, na Princesa Isabel e imediações. A organização do evento, que será realizado naquela região, obteve autorização dos órgãos de segurança competentes e da Prefeitura, para a festa das 12h às 19h. Além da Princesa Isabel, no trecho entre as ruas Aurino Tavares e dos Goytacazes, ficarão interditadas as ruas Benedito Hermógenes; Carlos Lacerda, entre a Leopoldino Faria e Viveiros de Vasconcelos; e a Doutor Beda, entre a Antônio Manoel e Barros Barreto. A Guarda Civil Municipal estará no local.
Em SJB
Existe uma convicção na Câmara sanjoanense: o número de cadeiras na próxima legislatura vai ser maior. Por outro lado, uma incerteza: 11 ou 13? Já houve, e não faz muito tempo, unanimidade quanto a 13. Inclusive, era assunto para ser votado no primeiro semestre. Mas começaram a surgir divergências de opiniões, não só no parlamento, mas com influência “de fora”. A prefeita Carla Machado (PP) teria sinalizado aos aliados que o número ideal seria de 11 parlamentares. Por isso, alguns nomes do seu grupo político passaram a repensar o posicionamento. A decisão deve ocorrer nos próximos meses.
Sarampo
Um dia após a secretaria estadual de Saúde anunciar que investiga quatro casos suspeitos de sarampo, a secretaria municipal informou que só na cidade do Rio de Janeiro são 16 casos sob suspeita. O país vive um surto da doença. No Rio, Caso haja confirmação, o estado terá o primeiro caso, pelo menos, desde 2000. Em 2017, a vacinação contra o sarampo em crianças de até um ano de idade teve alcance de 94,8%.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS