Pesquisa aponta Flávio Bolsonaro na liderança para o Senado
25/07/2018 23:33 - Atualizado em 27/07/2018 16:47
Segunda pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, realizado em parceria com o Jornal do Brasil, Flávio Bolsonaro (PSL) continua na liderança isolada na disputa por uma das duas cadeiras a que o Rio tem direito no Senado Federal, com 29,6%. Ele apresentou queda ínfima, levando-se em consideração que a margem estimada de erro é de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais — antes, o deputado estadual, que está em seu quarto mandato na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), contou com 32,3%. O levantamento ocorreu sem as presenças de Cesar Maia (DEM) e Martha Rocha (PDT). Os dois apareceram na primeira pesquisa, realizada entre 4 e 9 de maio, embolados na briga pela segunda vaga de senador, com 20,6% e 20,4% das intenções de voto, respectivamente.
Os principais beneficiados com a ausência dos dois foram Chico Alencar (PSOL), que passou de 16,3% para 21,7%; Lindbergh Farias (PT), de 15,5% para 20,4%; e Eduardo Lopes (PRB), de 6,4% para 11,5%: “São crescimentos expressivos, com certeza, mas só teremos condição de estabelecer com mais segurança essas comparações na próxima pesquisa, quando tivermos os nomes dos candidatos oficialmente. Muita gente só vota em determinado candidato para que outro não ganhe. Por isso, toda vez que muda um quadro, o cenário se modifica, mas é muito difícil traçar um comparativo hoje”, ressalva Murilo Hidalgo, diretor do Instituto Paraná Pesquisas.
Cesar Maia chegou a dizer que desistiria da candidatura ao Senado e recorre da decisão em primeira instância da Justiça que suspendeu seus direitos políticos por oito anos. Para o levantamento foram ouvidas 1.860 pessoas, em 46 municípios do estado, entre os dias 14 e 19 deste mês, divididas em grupos por sexo, faixa etária a partir de 16 anos, grau de escolaridade e nível econômico. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS