São Francisco de Itabapoana (SFI) conseguiu avançar no ranking estadual da receita total per capita (por cabeça) de 2017, alcançando o melhor resultado do município nos últimos 15 anos. As informações constam no relatório elaborado pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), com base em dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Segundo o documento, no primeiro ano da gestão da prefeita Francimara Barbosa Lemos (2017), SFI subiu 15 posições no ranking, saltando da 53ª para a 38ª colocação no Estado. A progressão do município pode ser dimensionada comparando-se com os quatro anos da gestão anterior: 2013, 61º lugar; 2014, 56º lugar; 2015, 60º lugar; e 2016, 53º lugar.
— São Francisco conseguiu em 2017, através de esforço de arrecadação própria, aumentar 33% em relação a 2016 a soma dos três tributos municipais – Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Vale ressaltar que não elevamos as alíquotas e também não criamos novos tributos, apenas tornamos mais eficaz o sistema de cobrança — destacou o secretário municipal de Fazenda, Fredy Beshara, ao acrescentar que: “Estamos estudando promover uma campanha de conscientização para que os contribuintes mantenham os tributos municipais em dia e também aqueles que estejam inadimplentes renegociem suas dívidas. É sempre importante lembrar que o dinheiro arrecadado retorna para os moradores através de serviços públicos que beneficiam toda a coletividade”. (A.N.)