Mais uma vez o Hemocentro Regional de Campos alerta para o baixo estoque de sangue na unidade. Para auxiliar na reversão desse quadro, a unidade de coleta móvel estará nesta quinta-feira (26) na Faculdade de Medicina de Campos (FMC), das 8h às 15h. O único banco público de sangue que atende municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense necessita da doação de todos os tipos sanguíneos, para que todas as demandas possam ser atendidas.
— Nosso estoque está bem abaixo do ideal e, mais uma vez, apelamos para a sensibilidade das pessoas. Agradecemos aqueles doadores que comparecem com frequência, mas nossa demanda não para. Por isso, quem não pode vir ao Hemocentro doar, convidamos para ir à unidade móvel de coleta, que estará na Faculdade de Medicina nesta quinta-feira — ressaltou a assistente social do Hemocentro Cristiane Barros, ao acrescentar que a unidade já tem se preocupado com o feriado municipal do Santíssimo Salvador. “Será um feriado prolongado e já estamos em alerta por isso também”, concluiu.
Neste mês, a unidade móvel do Hemocentro já esteve na Praça do Santíssimo Salvador e também no município de Quissamã.
Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
Além da unidade móvel, o Hemocentro também recebe doações em sua sede que funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h, no Hospital Ferreira Machado (HFM), na rua Rocha Leão, 2, no bairro Caju. (A.N.)