Hospital Escola Álvaro Alvim realiza cirurgia inédita
16/07/2018 16:33 - Atualizado em 17/07/2018 14:12
O Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), referência no atendimento de alta e média complexidade em oncologia na região, realizou, nesta semana, uma cirurgia de Hepatectomia Parcial, minimamente invasiva, com utilização de ultrassom videolaparoscópico. Com a aplicação da técnica, o HEAA equipara-se a grandes hospitais do mundo.
Em casos de cirurgia oncológica, esta técnica proporciona ao paciente um procedimento mais preciso, evitando rupturas nos tumores ou a retirada de uma quantidade de tecidos sadios maior do que o necessário. Até o desenvolvimento desta técnica, era preciso fazer incisões consideráveis, prejudicando muito o paciente, principalmente no pós-operatório.
“É uma tendência internacional se aliar a radiologia como parte do instrumental cirúrgico. É muito novo no Brasil, mas já utilizado em grades centros mundiais”, afirmou Dr. Haroldo José Siqueira da Igreja Júnior, chefe da Cirurgia Oncológica do Álvaro Alvim.
Esta nova técnica foi demonstrada para os residentes em Cirurgia Oncológica do hospital. Mas, por enquanto, estará disponível apenas para atendimento particular, pois como é uma técnica muito nova, não foi inserida na tabela da Agência Nacional de Saúde nem pelo Sistema Único de Saúde-SUS.
O HEEA foi pioneiro em cirurgias de fígado e pâncreas por videolaparoscopia, e, agora, avançou ainda mais com o uso desta tecnologia. “Para se ter uma ideia das vantagens desta tecnologia, o paciente operado pelas técnicas anteriores, poderia ter que ficar até uma semana no hospital para se reabilitar, mas com este novo procedimento, em um ou dois dias já está liberado para ir para casa totalmente recuperado”, explicou o Dr. Haroldo Igreja.
Ainda segundo o médico, esta técnica muda totalmente a proposta de tratamento, na detecção do correto estágio da doença. A proposta é iniciar protocolos com o novo método para outras cirurgias, como em tumores ginecológicos, torácicas, colo retais e intestinais. Outro equipamento que deverá ser utilizado em breve é um ultrassom específico para elastrografia intraoperatório, principalmente para pacientes com cirroses ou esteatoses hepáticas ou tumores de grande dificuldade de detecção.
Estes avanços foram possíveis com a participação de Dr. Haroldo Igreja, no mês de abril deste ano, do Curso “Cirurgia Guiada por Radiologia”, realizado no laboratório e auditório do Research Institute Against Digestive Cancer (IRCAD/França), em modelos animais, seguido de acompanhamento do Serviço do Instituto de Cirurgia Radioguiada, do Hospital Civil de Strasbourg/França. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS