Empresários X modernização
14/07/2018 16:16 - Atualizado em 18/07/2018 19:00
O primeiro Simpósio Somar contou com a participação de empresários e contadores de Campos e regiões vizinhas
O primeiro Simpósio Somar contou com a participação de empresários e contadores de Campos e regiões vizinhas / Divulgação
Orientar os empresários e colaboradores dos riscos que eles enfrentam quando não se atualizam em relação às mudanças tributárias que acontecem diariamente foi um dos assuntos abordados durante o I Simpósio Somar, com o tema "Carga tributária e fiscalização digital do governo", que reuniu mais de 200 profissionais na última quinta-feira, no auditório Rubens Venâncio da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic). O evento teve por objetivo atualizar os empresários e colaboradores de Campos e da região da importância de se enquadrar às frequentes mudanças tributárias, que exigem dos profissionais atualizações constantes, para que não sejam pegos pelos "olhos eletrônicos” do governo federal.
O empresário e contador César Queiroz, que está no mercado há 45 anos, abriu o evento, destacando que os profissionais do município estão ligados a essas mudanças constantes, porque estão sempre se atualizando.
— Eventos como este, que reuniu palestrantes capacitados, mostram que não "existem atalhos" e que os tributos devem ser pagos corretamente. Mas, para isso, é necessário que se conheça os códigos tributários para não sofrer a bi-tributação — disse o empresário.
O I Simpósio destacou a importância da sinergia entre a contabilidade e a informática, nesta era tecnológica, na execução dos serviços contábeis. A contabilidade vive uma nova fase, mais atualizada, dinâmica e, principalmente, inovadora, e precisa ficar atenta a esses recursos. Estes podem facilitar a vida do empresário que souber usar a ferramenta, que, por meio dos softwares, ajudam a compreender os milhares de códigos que identificam a tributação correta para fugir da sonegação fiscal.
Para falar dessas mudanças, César, que foi o organizador do evento, trouxe a Campos palestrantes como o mestre e especialista em Gestão e Estratégia de Negócios, Tales Neri Borsi, que abriu o ciclo de palestras focando no tema "Gestão em foco em resultados". Tales levou os participantes a refletirem se os resultados obtidos na sua empresa são o desejado e o que eles estão fazendo para atingir as metas estabelecidas.
— Tributos, concorrência, franquias e as politicas públicas são os principais adversários dos empresários, que precisam acompanhar a essas mudanças, tendo como principal ferramenta o conhecimento — informou o palestrante.
“Olhos digitais” reforçam fiscalização na rede
O engenheiro mecânico e empresário José Luiz Fondacaro alertou sobre os "olhos digitais' da Receita Federal, que vêm reforçando o número de fiscais para cruzarem as informações do que os empresários declaram e o que eles compartilham na rede social.
— Portanto, omitir informações tributárias está cada dia mais difícil nesta era da inteligência artificial, e a probabilidade é de que, a cada ano, o governo federal aumente essa fiscalização para reduzir a sonegação, considerando que a tecnologia permite ainda um cruzamento de informações entre as três esferas: municipal, estadual e federal — destacou.
O analista de sistemas e empresário Mauricio Vicente Cabral, em sua palestra sobre o tema "Os pequenos precisam se adequar", afirmou: "Estamos na era dos documentos fiscais eletrônicos, como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), porém, hoje, os custos para adequação em relação a sistemas de automação comercial e equipamentos estão muito mais viáveis e facilitam a documentação". (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS