Vendas de veículos crescem no Brasil, mas região não acompanha
10/07/2018 19:58 - Atualizado em 13/07/2018 13:25
A comercialização de veículos novos no país em junho foi de 201.982 unidades, crescimento de 3,6% na comparação com junho do ano passado, conforme divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). As vendas ficaram estáveis se comparadas com maio desse ano. No acumulado de janeiro a junho, em relação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 14,4%. Contrariando o quadro de estabilidade do Estado do Rio de Janeiro conforme informou o empresário e diretor do Grupo Líder em Campos, José Francisco Rodrigues.
— Essa pesquisa foi feita a nível nacional, onde a região Centro Oeste teve aumento, mas na região norte e sudeste não houve crescimento. Estamos com muita dificuldade para aumentar as vendas. O consumidor não está com capital para investir, ainda mais a vista uma compra de um carro zero. Arriscar em um financiamento muito menos — disse o empresário.
De acordo com a Anfavea para suprir as necessidades de recomposição do estoque, desfalcado em razão da greve dos caminhoneiros, a produção de veículos foi acelerada. “As empresas trabalharam para a recuperação e preparação dos estoques para os meses de julho e agosto”, disse Antonio Carlos Botelho Megale, presidente da entidade.
Foram produzidas, em junho, 256.305 unidades, alta de 20,7% em relação a maio. Na comparação com junho do ano passado, houve crescimento de 21,1%. No acumulado de janeiro a junho, a alta foi de 13,6% em relação ao mesmo período de 2017.
As exportações aumentaram 6,8% em junho, na comparação com maio. Em relação a junho de 2017, houve queda de 4,4%. (A.N.) (J.R.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS