A Feira do Peixe, que traz pescados frescos à população tradicionalmente na Semana Santa, terá edições mensais destacadas em diversos bairros da cidade. O cronograma foi divulgado pela superintendência de Pesca e Aquicultura de Campos, e a estreia da edição mensal será no IPS nos próximos dias 13 e 14 de julho, de 7h ao meio-dia.
Dez bancas trarão peixes, crustáceos e temperos vendidos exclusivamente por pescadores campistas de Lagoa de Cima, Ponta Grossa, Farol de São Thomé, Lagoa do Campelo, entre outros locais, direto ao consumidor.
— Nosso objetivo é fomentar a economia sustentável, de forma que o pescador possa levar seu produto direto ao comprador e a população possa adquirir a preços justos pescados frescos tradicionais de Campos, de qualidade e diretamente do pescador — disse o superintendente da pasta, José Roberto Pessanha.
Entre as principais espécies que poderão ser encontradas nesta primeira edição no IPS estarão tilápia, traíra, camarão e corvina. Das dez bancas montadas, nove trarão pescados e uma trará temperos e hortaliças.
— A cada edição, os pescadores participantes serão diferentes, para que o maior número possível de pessoas possa participar. Será uma versão menor da Feira do Peixe tradicional da Semana Santa— explicou José Roberto.
A tradicional Feira do Peixe da Semana Santa chegou a sua 12ª edição neste ano, quando em três dias foram comercializadas 10 toneladas de peixe. (A.N.)