A Secretaria-Geral da Presidência informou que o governo vai incluir a ferrovia EF-118, que liga os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Segundo o comunicado, será realizada nos próximos dias uma reunião extraordinária do Conselho do PPI para qualificar a estrada de ferro, a partir das diretrizes do Plano Nacional de Logística. Em novembro do ano passado, os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, estiveram reunidos, no Porto do Açu, localizado em São João da Barra, no Norte Fluminense, em busca de apoio do governo federal para a construção da EF-118 entre os dois estados. Um encontro com o presidente Temer também fortaleceu a decisão.
O plano foi aprovado na 7ª reunião do Conselho do PPI, realizada na última segunda-feira (2), no Palácio do Planalto. Após a reunião, também foi anunciada a inclusão de mais 14 empreendimentos no programa de concessões do governo federal.
A ferrovia EF 118, como foi batizada, terá uma extensão de 577 quilômetros, a um custo de R$ 5,5 bilhões. Uma vez implantada, será diretamente conectada à malha ferroviária da concessionária MRS e da Vitória/Minas, interligando Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Vitória. Ela passará no Porto Central, em Presidente Kennedy, no Espírito Santo, e irá até o Porto do Açu, em São João da Barra, no Rio.
Um trecho da ferrovia já existiu e isso facilitará a implantação do projeto, sem a necessidade de fazer desapropriações.
Potencial — A Ferrovia 118 possibilitará o desenvolvimento da mais nova “Província Portuária do Sudeste”, criando uma nova alternativa logística de fundamental importância para o escoamento de cargas com origem no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A ferrovia tem o potencial de atrair novos polos industriais nos 25 municípios fluminenses e capixabas cortados pelo traçado da ferrovia. A EF 118 se articulará à EF 354 (também conhecida como Transcontinental), projeto ferroviário que cruzará o país no sentido leste/oeste, a partir do Açu, alcançando a região Centro-Oeste e, eventualmente, o Oceano Pacífico na costa peruana. (A.N.)
Projeto ligará os dois estados: do RJ e ES
O desenvolvimento da ligação ferroviária entre os dois estados já estava previsto no Programa de Investimentos em Logística (PIL), lançado em 2012 pelo governo federal. Em 2015, na revisão do programa, a importância da interligação foi ressaltada e o trecho mantido. No mesmo ano foram realizadas audiências públicas promovidas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Em fase adiantada de estudos e projetos, nova ferrovia Rio-Vitória prevê a concessão, por parte da União, de ferrovias, rodovias, portos e aeroportos em todo o país. A EF-118 terá 577,8 km de extensão, sendo 169,2 Km no Espírito Santo e 404,6 Km no Rio de Janeiro, e interligará os complexos portuários dos dois estados. O projeto prevê a implantação de seis túneis, 171 viadutos rodoviários, 130 pontes ferroviárias, 117 passagens inferiores e 60 passagens de pedestres.
A previsão é que sejam investidos R$ 5,5 bilhões no desenvolvimento da ferrovia entre as duas capitais (o montante será aplicado de acordo com fases que serão definidas).