Projeto Língua do P pelas Américas
14/07/2018 12:33 - Atualizado em 17/07/2018 14:40
Divulgação
Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Macaé, o projeto “Língua do P” começou em abril de 2016, com ações para quem ama e faz poesia, num encontro de fruição, produção e disseminação. Semanalmente, reúne grupos interessados, todas as segundas-feiras, às 19h, no Balcão Nobre do Teatro Municipal. Já são mais de 100 encontros até agora, com a participação de diversas pessoas. Em 2018, o projeto segue uma “Viagem Poética pelas Américas”, que começou no Chile e vai terminar no Canadá. A cada encontro, os participantes vão conhecendo os principais poetas de um país americano e um pouco da história de cada roteiro. Nesta segunda (16), será a vez de dar uma parada na Venezuela.
O “Língua do P” tem sua versão itinerante, quando acontece através das oficinas em escolas municipais públicas e particulares; em universidades, como UFRJ, UFF e Salesiana; quando participa de outros projetos, como o “Sábado em Cena”, da Rinha das Artes; ou quando representa Macaé em saraus de outras cidades, como Campos e Cabo Frio. Realiza, também, os saraus do Língua, que acontecem na praia a cada estação do ano.
O “Língua do P” também se desdobra no “Poesia pede passagem”, curso de poesia desenvolvido no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), em parceira com a Secretaria Municipal de Educação.
— Com essa gama de ações para levar a poesia até as ruas, praças, praias, bibliotecas, bares, auditórios, teatros, escolas, universidades, atingimos a comunidade macaense por todos os bairros e distritos: do centro à periferia, chegando à serra macaense. A poesia, modesta e vagarosamente, vai invadindo e ocupando a cidade — avalia Gerson Dudus, que conduz a Língua do P.
A partir de julho, em mais um desdobramento, será realizado o “VRAU de Poesia’, que mistura sarau e varal, numa exposição de poemas e na fala dos poetas na Praça das Artes, e outras praças, uma vez por mês. E, no segundo semestre, dois novos projetos poéticos vão acontecer: O “SLAMBUZAR”, torneio de “poesia slam”, e o “VociFera”, pequenos vídeos de poesia gravados com poetas locais em pontos da cidade. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Militantes preparam recepção para o presidente Lula em Campos

    Uma carreata deve acompanhar a comitiva do presidente, do aeroporto até a UFF

    Homem morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR 101, em Campos

    Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido

    Com presença de Lula, novo prédio da UFF Campos é inaugurado

    Cerimônia contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, a deputada federal Benedita da Silva, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, entre outras autoridades

    Felipe Melo visita CT e confirma projeto de reestruturação no Americano

    Representante do grupo Boston City, Renato Valentim também esteve presente

    Luto no samba com falecimento de Dadá do Parque Aurora

    Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora